Educação

UESPI promove Encontro Interprofissional do Sono

O evento ocorre em cerca de 75 países do mundo, chamando atenção para importância do sono regular diário

Quarta - 15/03/2017 às 19:03



Em alusão ao Dia Mundial do Sono, comemorado dia 17 de março, a Associação Brasileira do Sono (ABS) promove anualmente em todo o território nacional a Semana do Sono, com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros distúrbios do sono, frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos.

Seguindo a  programação da ABS, os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Medicina da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, realizarão um Encontro Interprofissional,  com o objetivo de promover discussões sobre a Qualidade do Sono. O evento acontece dia 18 de março, no Auditório da Centro de Ciências da Saúde, de 8h às 12h.

Às 16h do mesmo dia acontece ação social, no Parque Potycabana, para divulgar informações importantes e últimas pesquisas para uma  boa noite de sono. “O intuito  é promover informação de qualidade, para que todos possam compreender quais os principais Distúrbios do Sono e como tratá-los”, afirma o Prof. MSc. Renato Mendes.

Segundo a Profa. Dra. Daisy Satomi Ykeda, representante da Associação Brasileira do Sono no Piauí, metade da população mundial não dorme bem. “Estudos mostram que problemas com sono são cada vez maiores e isso pode trazer problemas cardíacos, problemas respiratórios, metabólicos e até mesmo câncer, por isso a importância de informar sobre o assunto para que todos possam dormir bem”, afirma.

Dia Mundial do Sono

Dia 17 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono. A data foi criada há 10 anos pela Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) e ocorre anualmente em cerca de 75 países do mundo, chamando atenção para importância do sono regular diário. O seu objetivo é celebrar o sono e destacar as medidas de prevenção e cuidados no combate aos distúrbios do sono.
A medicina do sono é relativamente nova no Brasil, entretanto, com seu rápido crescimento a atuação da fisioterapia nesta área vem ganhando destaque. A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) vem desenvolvendo importantes ações para isso.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: