Educação

UESPI participa da IV edição da Mostra de Profissões

A solenidade é organizada pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Wall Ferraz

Sexta - 29/09/2017 às 16:09



Foto: Ascom UESPI Feira das Profissões
Feira das Profissões

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participou  da IV edição da Mostra de profissões, na última quinta-feira (28). O evento que ocorreu no auditório da Federação das indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) foi destinado ao grande público de alunos de escolas públicas e privadas, alunos de pré-vestibulares e a demais interessados em participar.

Pensando sempre no ensino superior através do ENEM, a feira proporcionou debates sobre diversas áreas de profissões, mostrando as características de cada uma. Houve distribuição de cartilhas, visitas aos stands e palestras. O encerramento contou com a premiação e certificação das 15 melhores redações que ocorreram dentro do Programa Universidade ao Alcance de Todos, trabalhando junto com a coordenadoria de políticas públicas da mulher, com o tema para a conscientização da Lei Maria da Penha e da família.

Sendo a mostra um momento de democratização da informação, em cada um dos dez stands (recinto reservado para cada exposição) espalhados pelo espaço, estiveram presentes professores, alunos e coordenadores de cursos defendendo os melhores argumentos para aqueles participantes que possuíam dúvidas a respeito da escolha da profissão correta. Entre os stands da UESPI, apresentaram-se cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Civil, Enfermagem, Letras Espanhol, Turismo e Geografia.

A coordenadora geral do Unitodos (Programa Universidade ao Alcance de Todos ), Cássia Cristina, falou das novidades do evento, e da importância da UESPI na ocasião. “Este ano nos estamos com uma modalidade educacional a distância, com aulas transmitidas através de um estúdio. E hoje a nossa mostra acontece dentro da programação de atividades, somos representados por 8 instituições de curso superior, e visamos a importância que o aluno tem de se encontrar, tirar dúvidas sobre os cursos. A importância da UESPI no evento, é que ela é nossa parceira e nos prestigia com uma grande oportunidade”, relatou.

O professor de geografia da UESPI, Jorge Martins, contou o que trouxe para o evento. “ A geografia vem trazendo principalmente um instrumental, como amostras de rochas, solos, materiais para levantamento topográficos, alguns materiais relacionados a mineralogia, sedimentologia. Junto teve uma exposição de fotos de diversos temas da geografia, como hidrologia e hidrografia com o objetivo de conhecimento a geografia”, diz.

Luiz Filipe, estudante de Turismo da UESPI, conta que foi a primeira vez a participar do evento, e diz que gostou bastante. “É a primeira vez que vou para a feira de profissões. Para mim participar do evento é muito gratificante, falar um pouco da minha graduação e sua importância dentro do mercado, e como é um profissional atuante na função de turismólogo. Para mim é uma grade de conhecimento, porque irei repassar aquilo que estudo na sala de aula”, comenta.

A solenidade é organizada pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Wall Ferraz, em parceria com o programa Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos), que atende jovens em camadas mais carentes há mais de 12 anos.

A parceria com a UESPI é firmada desde 2014 por meio da Pró Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários- PREX.  Traz como principal ação a redução das taxas de evasão de alunos na universidade.

Fonte: Ascom Uespi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: