Educação

UESPI inaugura Laboratório de Cartografia Digital

Fonte: UESPI | Editor: Redação 02/10/2017 15:53
Administração superior da UESPI no Laboratório de Cartografia Digital Administração superior da UESPI no Laboratório de Cartografia DigitalFoto: Ascom

O curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, inaugurou na manhã de hoje (02), o Laboratório de Cartografia Digital. O laboratório ocupa a sala 01 do setor 12, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Um projeto que surgiu ainda em 2005, o laboratório de cartografia digital, demonstra um avanço para o curso de Geografia no quesito ensino. “ O laboratório é uma demanda antiga do curso, mas que por uma questão de falta de espaço físico a gente só pode concluir este ano. Há uma expectativa para que o laboratório seja de grande utilidade para a formação acadêmica dos nossos estudantes, e que possa servir também para os alunos de Geografia de outros campi”, explica o reitor Nouga Cardoso.

O coordenador do curso de Geografia, Prof. Dr. Jorge Eduardo de Abreu, considera o laboratório uma conquista não da coordenação em si, mas de todos que formam o curso de Geografia, devido aos esforços por parte de professores e alunos. Para ele com este laboratório, a formação do aluno da UESPI poderá se equiparar a qualidade de ensino de outras instituições de ensino superior que ofertam o curso.

“O laboratório de cartografia digital vem fazer com que o nosso aluno use o mapa de modo mais interativo com informações mais atualizadas. Hoje o sistema de formação geográfica é usado na comunicação social, no direito, na saúde, no planejamento, sendo uma ferramenta administrativa. O nosso aluno mesmo com formação em licenciatura estará com formação igualitária de qualquer profissional da geografia hoje”, afirma o Prof. Dr. Jorge de Abreu.

Aluno do curso de Geografia, Samuel José

O aluno do 4º período, Samuel José da Silva, explica que a disciplina de cartografia é lecionada, ainda no primeiro bloco, mas que isso não restringirá o uso do laboratório apenas a estes alunos. “Agora com este laboratório a gente vai poder relacionar a teoria e a prática, não na disciplina de cartografia (que é lecionada no primeiro período), mas em outras atividades como o Pibid e o Pibic”, disse.

O Laboratório de Cartografia digital possui 24 computadores completos, 24 cadeiras, 01 armário de aço para guarda de mapas, 01 suite de internet, 01 mesa de professor, serviço de internet para as máquinas, e está sob responsabilidade da coordenação do curso de Geografia.

Comentários