Educação

Uespi encaminha projeto para contar com Mestrado Profissional

O curso se dará em rede, com organização do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 08/09/2017 12:57
Campus da Uespi Torquato Neto Campus da Uespi Torquato NetoFoto: Reprodução/Paulo Pincel

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está em vias de contar com mais um programa de pós-graduação. Trata-se do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), destinado a graduados de todas as áreas que tenham a intenção de estudar questões como inovação e proteção de propriedade intelectual.

O curso se dará em rede, com organização do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, e a participação da Uespi é fruto de proposição do curso de Administração do Campus Poeta Torquato Neto. De acordo com o professor doutor Helano Diógenes Pinheiro, o curso parte de uma necessidade que as universidades têm de proteger melhor suas criações, uma vez que elas realizam as pesquisas, mas protegem muito pouco os resultados.

“Esse é um problema das instituições. Nós temos uma lei de proteção e isso é considerado crucial para o desenvolvimento das universidades e dos países para que estes consigam proteger a propriedade intelectual e criações”, afirma o professor. O mestrado já teve a primeira turma iniciada em uma outra instituição conveniada ao programa. Na Uespi, a expectativa é de que seja lançado um edital de ingresso ainda este ano para os interessados, para que uma nova turma seja iniciada no começo de 2018.

Além da Uespi, o IFPI e a UFPI também serão instituições associadas, com a UFPI sendo o ponto focal do curso no estado. “Nós estamos pleiteando, já estamos com todos os documentos encaminhados, e aguardando a análise. Assim que saírem os resultados, nós poderemos divulgar as vagas e informações mais precisas”, finaliza Helano.

Comentários

Matérias Relacionadas