Educação

Uespi e Bombeiros estudam realização de cursos

Os órgãos analisam a viabilização de especialização para oficiais e projetos para alunos da universidade.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 08/02/2017 13:34
UESPI UESPIFoto: Reprodução

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Corpo de Bombeiros irão unir forças em prol da sociedade piauiense. Foi o que ficou acertado em reunião entre o reitor da universidade, Nouga Cardoso Batista, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico Macedo Mendes, nessa terça-feira (07), na sede da instituição militar. Serão analisadas propostas de cursos de extensão e especialização.

“Desenvolveremos projetos que contemplem objetivos a serem alcançados pelo Corpo de Bombeiros e pela própria Uespi. A perspectiva de realização desses convênios é da maior importância, haja vista a possibilidade de termos alunos nossos desenvolvendo projeto de extensão nas mais diversas ações do Corpo de Bombeiros. Tratamos também de curso de especialização voltado para pessoas que já são oficiais da instituição, que poderá ser agregado por pessoas da sociedade civil e da Polícia Militar”, destacou o reitor Nouga Cardoso.

Sobre o curso de especialização a ser proposto, o comandante Carlos Frederico também se manifestou. “Nós julgamos importante a qualificação continuada no processo de gestão da instituição, porque isso repercute numa gestão positiva para o estado. O foco é que nós tenhamos oficiais que ao mesmo tempo compreendam o processo e o planejamento de uma gestão de crise e associem esse planejamento à sua execução. Então temos a obrigação de fomentar essa qualificação e acreditamos muito que ela dê maior segurança nas nossas operações”, destacou o militar.

Foi entregue ao comandante um projeto de curso já realizado pela Uespi para que o Corpo de Bombeiros analise e proponha disciplinas. A ideia é fazer o curso a distância, para que oficiais de outras cidades também possam participar.

Também foram discutidas na reunião possibilidades como a de projetos de estágio no Corpo de Bombeiros, inicialmente contemplando os cursos de Pedagogia e Jornalismo da Uespi. Além disso, projetos de extensão podem ser realizados na instituição. “Essa parceria é mais uma possibilidade dos nossos estudantes e professores levarem para a comunidade o que é produzido aqui, de conhecimento, contribuindo com a sociedade piauiense”, relatou o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Geraldo Eduardo, também compareceu à reunião e lembrou que a parceria contribui para legitimar a missão da universidade. “Devemos contribuir para a formação de mão de obra especializada e, consequentemente, uma melhor oferta dela na sociedade de maneira geral. Essa é uma atividade que possibilita atingir esse objetivo. Fortalece também as parcerias ente instituições estaduais, e a Uespi se estabelece como instituição capaz de formar o próprio corpo administrativo do Estado”, finalizou Geraldo.

Comentários

Matérias Relacionadas