Brasil

Uespi conclui obras para melhorar estrutura oferecida aos estudantes

Uespi

Quarta - 23/03/2011 às 12:03



Foto: Reprodução Campus da Uespi Torquato Neto, em Teresina
Campus da Uespi Torquato Neto, em Teresina
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está concluindo a reforma da biblioteca, o prédio de pós-graduação e o laboratório do Núcleo Interinstitucional de Estudos de Novas Tecnologias (Geratec), para proporcionar aos alunos uma melhor estrutura e novas atividades em 2011. O prédio de pós-graduação já está quase concluído, inclusive as inscrições para o mestrado Letras-Literatura - o primeiro da instituição - estão abertas, oferecendo 15 vagas.

Projetos estão sendo encaminhados para aprovação de mestrados nas áreas de Física e Linguística. A obra da biblioteca, de acordo com a professora e agora também diretora da Biblioteca Central, Patrícia Gomes de Matos, só falta a finalização da parte elétrica de um dos lados e a instalação de divisórias nas salas, sendo estas necessárias para melhorar a organização.

Salas especiais serão instaladas para atender aos que necessitam de atendimento diferenciado, além de salas individuais e coletivas para os estudantes. Para o início do ano letivo, a biblioteca do campus Poeta Torquato Neto recebeu um acervo de 5.326 livros, mas por enquanto os alunos só poderão utilizá-los para consultas e podem também utilizar o espaço de leitura. O empréstimo permanecerá suspenso enquanto não forem concluídas as instalações dos novos programas e a devida migração de dados.

O projeto Geratec envolve instituições de ensino e pesquisa como a Uespi, UFPI e IFPI e tem a função de dar suporte ao desenvolvimento de tecnologias apropriadas à valorização de produtos e subprodutos.

A Uespi já vem proporcionando aos seus alunos atividades como as do Nuti e Unati, que contam com o apoio de estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina, Psicologia e Fisioterapia. O objetivo é qualificar melhor futuros profissionais, além de beneficiar pessoas da terceira idade vinculadas aos programas em referência. Ansiosos pela chegada do ano letivo 2011, calouros que esperam o início das aulas estiveram no campus Poeta Torquato Neto.

Segundo o estudante aprovado para o curso de Ciências Biológicas, Jardison de Oliveira Cunha, apesar do primeiro impacto não ter sido como esperava, acredita nos professores e nos alunos que a Instituição possui. Afirmou ainda que a estrutura da universidade é importante, entretanto, o que faz da pessoa um bom profissional é a própria força de vontade.

Luzia Isnara Alcântara da Silva, ingressante do mesmo curso, falou da forma como foram atendidos pelos professores. ”Nós fomos bem atendidos, explicaram o motivo de não terem iniciado as aulas e ainda falaram sobre projetos como TCCs, laboratórios e cursos de mestrado que estão sendo previstos para o nosso curso”, afirma a estudante.
 

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: