Educação

Uespi abre inscrições para Programa de Estimulação Cognitiva para Idosos

O programa oferece 80 vagas, sendo 40 destinadas aos alunos participantes da Unati e 40 para idosos da comunidade.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 17/03/2017 13:55
Uespi UespiFoto: Uespi

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), torna público o segundo edital do Programa de Extensão Estimulação Cognitiva para Idosos, referente ao semestre letivo 2017.1. O programa oferece 80 vagas, sendo 40 destinadas aos alunos participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Uespi e 40 vagas para idosos da comunidade.

Coordenado pelo professor João Damasceno e desenvolvido por alunos do curso de Psicologia da Uespi, o programa de extensão tem por objetivo prevenir o declínio e o comprometimento das funções cognitivas em idosos, desenvolver as funções cognitivas de modo integrado na população assistida e melhorar a independência e autoestima de pessoas da terceira idade.

As atividades são realizadas semestralmente, em quatro grupos de vinte pessoas, cada, com estimulação da linguagem, atenção, percepção, memória, emoções e funções executivas, perfazendo um total de 24 horas de atividades em grupo. Ao todo, serão 12 encontros por semestre, ocorrendo sempre às terças e quinta-feiras, de 08:00 às 11:00 , na sede da Unati, localizada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

“A gente pretende mostrar para eles o quanto é importante estar inserido em outras atividades sociais e produzir para eles uma continuidade de rotina com atividades que eles realmente possam desempenhar”, declara Diego Carvalho Costa, professor do curso de Psicologia da Uespi.

Inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente no período de 23 a 31 de março de 2017, das 8h às 12h, na Coordenação da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), localizada no Campus Poeta Torquato Neto, próxima à coordenação do curso de Educação Física. Os interessados devem possuir, no mínimo, 60 anos de idade e comparecer no ato da inscrição com os seguintes documentos: cópia do Registro Geral (RG); do CPF e foto 3/4.

“O Programa de Estimulação Cognitiva para Idosos vai trazer um grande impacto social”, declara Raimundo Dutra, pró-reitor de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários. “Teremos nossos estudantes do Curso de Psicologia colocando em prática o que eles aprendem enquanto profissionais e a universidade prestando um serviço significativo para a comunidade”, acrescenta o professor.

Comentários

Matérias Relacionadas