Saúde

UBS da Santa Maria da Codipi realiza atividade voltada à saúde dos homens

Mais de 40 homens são esperados no local para realização de exames e participação em palestras educativas relacionadas à saúde deles.

Quinta - 24/11/2016 às 16:11



Foto: Divulgação Novembro azul
Novembro azul

As Equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, irão realizar nesta sexta-feira (25), a partir das 14h, ação alusiva ao Novembro Azul. Mais de 40 homens são esperados no local para realização de exames e participação em palestras educativas relacionadas à saúde deles.

“Todos que vierem participar da nossa atividade irão ser consultados pelo médico saúde da família e terão encaminhamento marcado para realização de exames que necessitem realizar. Precisamos enfatizar a importância de o homem procurar os serviços de saúde para prevenir doenças e não só procurar o serviço de saúde na urgência e emergência, pois quando chega nesse nível o quadro de saúde, geralmente, está agravado”, diz Darliana Mendes, coordenadora da UBS da Santa Maria da Codipi.

Estatísticas apontam que os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres. Isso porque a cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças.

O Novembro Azul Teresina tem como objetivo discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde. Em 2012, inspirado pelo "Movember" - movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença -, a campanha se concentrou no mês de novembro (mês do Dia Internacional do Homem – 19 de novembro) e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: