UBES elege paranaense Camila Lanes, 19, nova presidenta

Camila Lanes Ubes presidenta eleição


Terminou em Brasília ontemo (15/11) o 41° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade que representa todos os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico do país. A estudante paranaense Camila Lanes, 19 anos, foi eleita presidenta nacional da organização.

O Congresso, no total, reuniu mais de 7 mil estudantes, representando escolas de todos os 27 estados do Brasil. Além da eleição da nova presidência, também foram definidas as linhas de atuação do movimento nas áreas da conjuntura nacional, educação e movimento estudantil.

Votaram na Plenária Final 2.909 delegados, que foram eleitos representantes de suas escolas em etapas estaduais realizadas antes do Congresso. A chapa de Camila Lanes, “O movimento estudantil unificado pelas mudanças do Brasil”, obteve 2.158 votos, representando 78,5% do total dos votos válidos. Também concorreram as chapas “Oposição de esquerda da UBES”, com 426 votos; “Brizola tinha razão. Brasil mostra tua cara”, com 97 votos e, “UBES é pra lutar. Nós não vamos pagar nada”, com 67 votos.

Camila é natural de São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. Começou sua trajetória no grêmio de sua escola e depois teve atuação de destaque no acampamento da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), ameaçada de perder a sua sede.

Por sua liderança, tornou-se presidenta da entidade durante os anos de 2103 a 2015. Também participou ativamente dos protestos de estudantes e professores contra as medidas do governador do Paraná Beto Richa, sendo agredido por estilhaços de bomba lançada contra os manifestantes. (?Leia abaixo o perfil completo da nova presidenta da UBES)

“Precisamos de reforçar a unidade do movimento estudantil para enfrentar os desafios que se colocam no próximo período. Vamos fortalecer os grêmios, tomar as ruas, resistir ao conservadorismo que deseja retirar os direitos da juventude. Além disso, o mais importante é dizer bem alto que ninguém fechará as nossas escolas”, declara a presidenta recém-eleita.

Fonte: Ubes

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: