Universidade Aberta oferece curso de Turismo no Piauí

O Sistema UAB é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e conta com 50 polos nos municípios piauienses.


Novo curso

Novo curso Foto: CCOM

O Piauí foi contemplado com 3.200 vagas, incluindo o novo curso de Bacharelado em Turismo, para a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As vagas serão ofertadas em 2019 pela rede de instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância.

O Sistema UAB é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e conta com 50 polos nos municípios piauienses. Destes, 37 são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), como mantenedora da estrutura física, tecnológica e de gestão de coordenação. Em 2019 serão disponibilizadas vagas nos cursos de História, Espanhol, Ciências Contábeis, Matemática, Administração Pública, Ciências da Natureza, Inglês, Física, Português, Geografia e Turismo.

O gerente de Redes da Superintendência de Ensino Superior da Seduc, Orisvaldo Rodrigues, destaca que o curso de Turismo vem para alavancar a economia das regiões que têm vocação na área, contribuindo para formar profissionais que atuarão em uma área importante para o desenvolvimento do Estado.

“O ensino superior na modalidade a distância cresceu muito na gestão do governador Wellington Dias. Além da UAPI, mantida exclusivamente com recursos do Governo do Estado, temos a UAB, que terá mais quatro polos em 2019 ofertando também 250 vagas para o novo curso de Turismo. Essa é uma grande conquista para o Piauí”, relata o gerente.

Os novos polos foram autorizados pela CAPES nos municípios de Altos, Avelino Lopes, Fronteiras e José de Freitas. Já as turmas de Turismo foram autorizadas para os municípios de Campo Maior, Oeiras, Pedro II, São Raimundo Nonato e Teresina.

O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, explica que em breve as instituições parceiras publicarão os editais de seleção para as vagas aprovadas, sendo essa mais uma conquista importante para expansão do ensino superior público no Estado.

“Nessa gestão, já levamos cursos técnicos para todos municípios e levaremos ensino superior também a todos, quando teremos o ciclo completo da educação em todos os municípios do Piauí. Esse é um grande feito e acredito que seremos o único estado do Brasil a ter Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e Superior próximo de todos", completa o secretário.

O edital n° 5/2018 da CAPES, que autorizou cursos e disponibilizou as vagas para o Piauí, prevê a oferta de até de cem mil vagas em todo o Brasil, divididas em dois períodos. Cursos da primeira fase iniciam ainda em 2018. Na segunda etapa, as ofertas acontecem até dezembro de 2019.

A seleção tem o objetivo de implementar a Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto 8.752/2016. Na UAB, cursos voltados para a formação de professores são prioridade. Também existem vagas para formação em outras áreas envolvidas no magistério, como em biblioteconomia e administração pública.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: