Twitter remove 299.000 perfis associados ao terrorismo

O número é resultado de uma evolução nas ferramentas de detecção de bots, aprimoradas a a tal ponto que 25% das contas removidas foram banidas


Twitter

Twitter Foto: IGN Portugal

O Twitter publicou um novo relatório de transparência essa semana e revelou que removeu permanentemente 299.000 perfis associados com terrorismo nos últimos seis meses. O número é resultado de uma evolução nas ferramentas de detecção de bots, aprimoradas a a tal ponto que 25% das contas removidas foram banidas antes mesmo do primeiro tuíte.

A rede social tem motivos de sobra para comemorar esse marco de pró-atividade no combate à difusão do extremismo: menos de 2% das contas ligadas a grupos terroristas que foram canceladas foram resultado de denúncias realizadas por entidades governamentais. De acordo com o Twitter, a empresa recebeu 716 alertas relacionados a 5.929 contas que precisaram ser banidas do sistema. As outras mais de 290 mil contas removidas foram descobertas graças ao trabalho da própria equipe interna do Twitter e suas ferramentas.

Segundo a definição do comunicado oficial da empresa, os perfis suspensos da plataforma “ativamente incitavam ou promoviam violência associada com organizações terroristas reconhecidas internacionalmente”, além de contas que tentavam “escapar da aplicação das regras prévias”. Desde primeiro de Agosto de 2015, quando começou a contabilizar as contas banidas permanentemente da rede social por associação com terrorismo, o Twitter já removeu um total de 935.897 perfis.

Em Junho do ano passado, Facebook, Twitter, Microsoft e YouTube assinaram um compromisso contra o avanço do radicalismo na internet, se comprometendo a investigar em até 24 horas qualquer denúncia de conteúdo extremista publicado em seus serviços e agir com rigor contra os casos apurados. Além disso, no final de 2016, as gigantes de tecnologia se uniram em torno de um banco de dados compartilhado para unificar filtros de banimento em todas as plataformas.

Fonte: Código Fonte

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: