Municípios

Turistas elevam em 15% o consumo de energia no litoral durante as féri

férias, litoral, energia elétrica, eletrobras

Quarta - 13/07/2016 às 18:07



Foto: Setur Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí
Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí
Milhares de pessoas devem às cidades do litoral do Piauí e aproveitar o período de férias escolares. Essa grande quantidade de pessoas também eleva o consumo de serviços essenciais nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, a exemplo de água e energia elétrica. Segundo o gerente do departamento de Operação da Distribuição da Eletrobras Piauí, Daniel Ângelo, a demanda média de consumo de energia na região, que é de 50 MW, aumenta cerca de 15% no período das férias.

"Todos os anos vou com a minha família passar uns dias em Luís Correia, gosto de lá porque a água é limpa", disse o funcionário público João Vicente Carvalho.

A Eletrobras Distribuição Piauí elaborou um Plano de Contingência para atender ao aumento das demandas por energia elétrica na região litorânea do Estado e garantir a continuidade do fornecimento de energia aos turistas que buscam o local durante as férias do mês julho.

Como parte das ações, o gerente informou que a Distribuidora realizou inspeção com tecnologia termovisão nas subestações de Camurupim, Parnaíba I, II e Tabuleiros, para checar variações destoantes de temperatura nos equipamentos. As equipes da Eletrobras Piauí também realizaram inspeções dos circuitos de 138 kV e 69 kV que atendem todo o litoral visando a troca de cadeias de isoladores danificados, tendo em vista a agressividade do salitre, que pode comprometer o isolamento da rede.

Para assegurar a continuidade do fornecimento de energia, a Empresa também intensificou o programa de poda de árvores e manutenção preventiva em rede de distribuição em média e baixa tensão, com direcionamento para o município de Luís Correia.

“As equipes de plantão tiveram reforço de 50% em Barra Grande, Luís Correia e Parnaíba para prestar apoio técnico nos locais onde haja necessidade de melhorar as instalações para possibilitar um fornecimento de energia adequado”, destacou o gerente.

Os locais com grande concentração de público foram relacionados junto às prefeituras para atenção especial das equipes da Eletrobras Distribuição Piauí no caso de atendimento emergencial e supervisão de reclamações.

O superintendente de Operação da Distribuidora, Dênis Alfredo, ressaltou os investimentos realizados no sistema elétrico que atende ao litoral. “Nos últimos cinco anos, a Eletrobras Distribuição Piauí construiu 157 km de linhas de distribuição em tensões de 69 e 138 kV, construiu e ampliou três subestações e, no ano passado, concluiu a construção de mais nove alimentadores apenas na região litorânea, totalizando um investimento de R$ 65 milhões na melhoria da qualidade do fornecimento de energia da região”, informou.

O Call Center da Eletrobras permanecerá em funcionamento 24 horas por dia, atendendo os consumidores de todo o Estado, por meio do número 0800 086 0800

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: