Geral

Turismo sexual cresce no interior do Piauí

O Comitê Piauiense de Enfrentamento à Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes está pr

Sexta - 11/05/2012 às 18:05



Foto: Reprodução Exploração Sexual
Exploração Sexual
O Comitê Piauiense de Enfrentamento à Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes está preocupado com o crescimento do turismo sexual contra crianças e adolescentes nos municípios do Piauí. Para buscar políticas públicas que envolvam o trade turístico, foi realizada nesta sexta-feira (11), na Secretaria de Turismo do Piauí, uma reunião com representantes do Comitê, o secretário de turismo, Sílvio Leite, entre outras autoridades, que definiu as primeiras ações a serem realizadas principalmente nas cidades que terão destaques na Copa de 2014.

Segundo a Presidente do Comitê, Denise Amorran, já há uma preocupação com os municípios que receberão um fluxo maior de turistas como os do litoral e São Raimundo Nonato, onde fica a Serra da Capivara. “Estamos buscando uma aproximação com a Setur porque queremos fazer um trabalho educativo, uma campanha para os profissionais que trabalham em hotéis, restaurantes sobre o tema”, disse.

Segundo o secretário Sílvio Leite, a Setur já participa de programas que coíbem a prática do turismo sexual. Para que seja feito um trabalho específico nos municípios prioritários para o turismo, a secretaria elaborou um projeto que já foi cadastrado no Ministério do Turismo para atuar pontualmente na prevenção e combate ao turismo sexual. “Temos acompanhado todas as ações voltadas para o combate do turismo sexual no Piauí, não só referente à criança e ao adolescente. Em todos os eventos que o Governo apóia, ou que são realizados pela Setur, é feito um trabalho por meio da Secretaria de Segurança para coibir essa prática. Nossa equipe elaborou um plano que foi encaminhando ao Ministério e, assim que for aprovado, iremos investir cerca de R$ 120 mil em ações de prevenção do turismo sexual”, disse.

No próximo dia 15, haverá uma sessão solene na Assembléia do Piauí, onde será apresentada a proposta do Plano Estadual de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entre as decisões tomadas na reunião, ficou acertado que o Comitê Piauiense de Enfrentamento à Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes será convidado para todas as reuniões de eventos apoiados ou realizados pelo Setur para sugerir ações de prevenção, que será realizada uma reunião com o trade e ações conjuntas nos municípios que terão destaque na Copa de 2014.

Dados da Policia Rodoviária Federal referente ao ano de 2011, mostra o Piauí em 12º colocado em pontos de risco de exploração sexual infantil e de adolescentes em BRs, com 47 pontos de exploração sexual, sendo 37 destes em zona urbana. Os locais mais críticos são postos de combustíveis, bares e restaurantes. O relatório mostra que são locais iluminados, onde existe consumo de bebida alcoólica e a idade das crianças exploradas varia de 7 a 16 anos.
 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: