Geral

Tubarão raro é encontrado morto no litoral piauiense

Em todo o mundo o tubarão-boca-grande só foi visto 68 vezes

Quarta - 12/09/2018 às 14:09



Foto: Cidade Verde Tubarão raro é encontrado no litoral piauiense
Tubarão raro é encontrado no litoral piauiense

Um tubarão raro foi encontrado por pescadores na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí, na tarde de segunda-feira (10). O animal é conhecido popularmente como tubarão-boca-grande, mas o nome científico é Megachasma pelagios. O tubarão tinha marcas de mordidas de tubarão chaturo e parecia fresco, o que levanta hipóteses de uma morte recente. 

Os pescadores levaram o tubarão para a margem e a aparição do animal intrigou pesquisadores marinhos da região, pois em todo o mundo apenas 68 vezes o tubarão-boca-grande foi visto. Ao portal Cidade Verde, disse que esta é a primeira aparição registrada da espécie no Piauí. 

Ainda segundo a especialista, a aparição do animal é um sinal de alerta para um possível desequilíbrio ambiental na região. "Há várias hipóteses que precisam ser analisadas, mas trata-se de um animal raríssimo, e de profundidade. Sua morte pode ser algo relacionado a interação pesqueira ou mesmo a uma patologia do animal", disse Georgia ao Cidade Verde. 

O tubarão-boca-grande não possui dentes grandes como os demais tubarões. Ele é um filtrador assim como o tubarão baleia e se alimenta de planctons e medusas e nada sempre com a boca aberta. 

Geórgia disse que os pescadores tiraram fotos, mediram e dividiram o tubarão entre eles. “Não há barreiras para a pesca da espécie, mas preocupa os pesquisadores por ser rara e um importante objeto de pesquisa", lamenta a especialista. 

Tubarão da Boca Grande é encontrado no litoral piauiense

Tubarão Boca-Grande 

Podendo atingir cinco metros de comprimento, o tubarão-boca-grande vive nas profundezas do oceano e raramente é visto ou filmado por humanos. 

Pouco se sabe sobre a espécie, descoberta somente em 1976 - quando um tubarão-boca-grande foi acidentalmente arrastado por um navio de pesquisa perto da costa do Havaí. 

Desde então, apenas algumas dezenas de tubarões do tipo foram avistados pelo mundo.Eles nadam com suas enormes bocas abertas, em busca de plâncton e águas-vivas. 

Agora, mais um espécime foi visto no oceano Pacífico, desta vez por pescadores perto da costa de Tóquio, no Japão. 

Acredita-se que a fêmea tenha subido à superfície para se alimentar. Ela foi encontrada viva em uma rede de pesca, mas não sobreviveu. 

Fonte: BBC 

Fonte: Com informações do Cidade Verde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: