Mundo

TSE vai participar de plebiscito sobre acordo comas Farcs em Bogotá

O plebiscito vai votar o “acordo final para a terminação do conflito e a construção da paz estável e duradoura", no próximo dia 2 de outubro.

Segunda - 26/09/2016 às 17:09



Foto: Reprodução Sede do Tribunal Superior Eleitoral
Sede do Tribunal Superior Eleitoral

Por designação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, o ouvidor‐geral do TSE, juiz federal Jurandi Borges Pinheiro, representará o Tribunal na “Missão de acompanhamento do Conselho Eleitoral da UNASUL” que vai acompanhar, em Bogotá (Colômbia), o plebiscito sobre o “Acordo Final para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura”, no próximo dia 2 de outubro.

A consulta popular foi objeto de decreto assinado pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, no final de agosto, para que a população se manifeste sobre o acordo de paz firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que pode colocar fim a 52 anos de conflito armado.

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu que o acordo de paz poderá ser aprovado com 4,4 milhões de votos positivos (13% do total de eleitores), desde que os votos negativos não sejam maioria. A pergunta a ser respondida pelos colombianos é a seguinte: "Você apoia o acordo final para terminar o conflito e pela construção de uma paz estável e duradoura?". Caso seja aprovada no plebiscito, a decisão passará ao Congresso, que deverá se pronunciar de forma urgente. Em seguida, o documento será revisto pela Corte Constitucional, antes da sanção pelo presidente da República. Pesquisas de opinião divulgadas por meios de comunicação de Bogotá apontam que 62% dos colombianos pretendem votar “sim”, a favor do acordo de paz com as FARC. Os eleitores dispostos a votar “não” são 28%, 10% se disseram ainda indecisos.

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: