Mundo

Trump cancela reunião com Kim Jong-un

Evento seria realizado no próximo dia 12 em Cingapura

Quinta, 24/05/2018 às 17:05



Foto: Azteca America Kim Jong-un e Donald Trump
Kim Jong-un e Donald Trump

A Casa Branca divulgou nesta quinta-feira (24) uma carta na qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancela o encontro que teria em 12 de junho, em Cingapura, com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

"Eu estava muito ansioso para estar lá com você. Infelizmente, diante do excesso de raiva e hostilidade mostrada em sua mais recente manifestação, sinto que é inapropriado, neste momento, realizar este encontro esperado por tanto tempo", diz o documento, divulgado pela Reuters.

Na semana passada, a Coreia do Norte suspendeu as conversas com os Estados Unidos após a realização, por parte dos norte-americanos, de exercícios militares em conjunto com a Coreia do Sul. Pyongyang classificou a ação como "provocação".  Os norte-coreanos também contestam a "exigência unilateral" do desarmamento nuclear e não gostaram de recente comparação feita pelos Estados Unidos em relação à Líbia e ao Iraque.

"Se os Estados Unidos estão tentando nos empurrar para um canto para nos forçar a abandonar o programa nuclear de forma unilateral, não estamos interessados em manter o diálogo e não podemos tomar outra decisão que não seja reconsiderar a nossa posição sobre a reunião”, afirmou no último dia 15 o vice-ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte, Kim Kye-kwan.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: