Política

Tropas federais vão reforçar segurança em 114 cidades do Piauí

O TSE aprovou envio de tropas para garantir a segurança das eleições

Quarta - 08/08/2018 às 13:08



Foto: TSE Plenário do Tribunal Superior Eleitoral
Plenário do Tribunal Superior Eleitoral

O Piauí terá apoio de forças federais em 114 cidades nas eleições de 7 de outubro deste ano. O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa dessa terça-feira (7). aprovou o reforço da segurança em quatro estados brasileiros - Piauí, Maranhão, Acre e Rio de Janeiro - para garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da apuração dos resultados das Eleições Gerais 2018.

Os pedidos de requisição foram formulados pelos juízes das Zonas Eleitorais das respectivas Unidades da Federação. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por sua vez, encaminharam ao TSE a relação das localidades nas quais se faz necessária a atuação da Força Federal. Ao todo serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão e 114 do Piauí.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.   

As solicitações aprovadas serão encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: