Trilha Sonora da Ópera da Serra da Capivara é gravada na Rússia

O material foi gravado pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo.


Gravação da trilha sonora que será apresentada no Festival Ópera Serra da Capivara

Gravação da trilha sonora que será apresentada no Festival Ópera Serra da Capivara Foto: Ascom

Sobre a batuta do maestro Maycon Ananias, com auxílio do maestro russo Fedor Lednev, foi gravada, na Rússia, pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, a trilha sonora que será apresentada no Festival Ópera Serra da Capivara, nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Anfiteatro da Pedra Furada do Parque Nacional Serra da Capivara.

A Orquestra Filarmônica de São Petersburgo foi fundada em 1882 e é a mais antiga orquestra russa ainda em atividade. Foi inicialmente chamada de "Coral de Música Imperial" e apresentava-se privadamente para a corte de Alexandre III da Rússia.

De acordo com o maestro e compositor da trilha sonora, Maycon Ananias, a melodia que trará grandes emoções ao espetáculo foi inspirada na história dos nossos ancestrais. Encantado com o espetáculo, Maycon explica como tudo começou. “O processo de criação foi mais ou menos assim: o Felipe Guerra, diretor artístico, me procurou no início do ano e me apresentou esse movimento artístico fantástico, chamado Ópera da Serra da Capivara, e fizemos uma reunião onde discutimos as inspirações e tudo o que seria artisticamente plausível para esse espetáculo. Então, as inspirações vieram de todos os movimentos realizados na serra, todos os movimentos antropológicos, história do sítio, memória, registros nas pedras, e então fizemos um espetáculo ancestral. A música foi toda pensada de uma forma que pudesse representar todas as fases dos homens que viveram nesse lugar fantástico”, disse Ananias.

Serão três noites de espetáculos abertos em um local de beleza arrebatadora, formada pelo cenário natural da imponente cortina de pedra em contraste com as cores intensas da vegetação da Caatinga. É um ambiente encantador, abençoado pelos Deuses e escolhido pelos ancestrais como berço do homem americano, onde natureza e cultura, arte e técnica, passado e presente, história e pré-história firmaram um pacto com o belo. No local, paira uma atmosfera inspiradora das boas energias que somente a natureza preservada pode oferecer.

Maycon Ananias afirma ainda que as expectativas para o evento são as melhores e que, sem dúvida alguma, esse espetáculo irá elevar artisticamente a cultura do estado. “Minhas expectativas são altíssimas em todos os âmbitos, desde os da produção e execução de tudo que está sendo feito pelo Governo do Estado e por todas as frentes colocadas pela coordenação, pelo Felipe Guerra, diretor artístico; pelo balé e coreógrafo, e por nós da música. Nós fomos até a Rússia gravar essa trilha, então imagina o carinho e esmero que estamos aplicando nisso. Acho que vai ser fantástico, que é umas das coisas mais lindas que o estado já viu. Sem dúvida, vai elevar artisticamente o departamento da cultura do estado e o mais importante, vai proporcionar ao público um espetáculo de altíssimo nível”, afirmou o maestro.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: