Cidade

Tribunal de Justiça e a Facid/ Wyden promovem Semana de Mediação

A Semana traz ainda um Fórum de palestras voltadas para o debate e conhecimento do processo de mediação
Fonte: Ascom | Editor: Da Redação 19/04/2019 08:33
Tribunal de Justiça Tribunal de JustiçaFoto: Divulgação

Pessoas com conflitos nas áreas cível, familiar e de consumidor terão a oportunidade de buscar acordos de forma amigável durante a Semana de Mediação da Facid | Wyden, que acontece de 23 a 26 de abril nos prédios da Instituição de Ensino.

A Semana traz ainda um Fórum de palestras voltadas para o debate e conhecimento do processo de mediação, incluindo temas como: o futuro da mediação; mediação como ferramenta de compliance e políticas públicas e mediação de conflito, além de um Talk Show com a temática “Tribunal Multiportas”.

A mediação é pautada na Lei nº 13.105/2015 e Lei nº 13.140/2015 e na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. Trata-se de um procedimento voluntário, confidencial de resolução de controvérsias por intermédio do qual dois ou mais sujeitos (pessoas físicas ou jurídicas) são auxiliados por um terceiro imparcial especializado, na busca de uma solução consensual que possibilite igualmente a ambos a restauração de suas relações interpessoais e sociais confortáveis.

Os conflitos que podem ser mediados são de natureza cível (direitos de vizinhança, danos morais e materiais etc), natureza de família (pensão alimentícia, guarda de filhos, exoneração de pensão de alimentos, reconhecimento de paternidade, divórcio etc), direito do consumidor (danos morais, materiais, negociação de dívida etc).

A Semana de Mediação conta com apoio do Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - CEJUSC – IV, localizado na Região da Pedra Mole, onde funciona o Centro de Atendimento e Sistemas Integrados – CASI II – da Facid | Wyden.

Além de profissionais e operadores do Direito, o evento contará com apoio de professores de Instituição e alunos dos Cursos de Psicologia e Direito. As atividades ocorrerão no CASI II – Rua Vereador Joel Loureiro nº 6918 Pedra Mole e na Facid \ Wyden, prédio Horto I, no auditório, localizado na Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354 - Horto, Teresina, Piauí.

PROGRAMA DO EVENTO

23/04/2019:
MANHÃ: Realização da sessão de mediação no CEJUSC – IV com a mediadora Deborah Christina Moreira Santos Jaime e Valéria Sena Carvalho.

NOITE: Abertura do evento.
17:00 - Conhecendo a Lei de mediação – Palestrante: Professor José Augusto Paz Ximenes Furtado.
17:30 - Palestra: Alessander Mendes – "O futuro da mediação"

24/04/2019
MANHÃ: Realização da sessão de mediação no CEJUSC – IV com a mediadora Kércia Kerenina Camarço Batista Rodrigues Leal.
Agendamento social para o CEJUSC itinerante.
TARDE:
17:00 - Mediação Como Ferramenta de Compliance
Palestrante : Danilo Fiuza Lima Verde Santos

25/04/2018
MANHÃ: Realização da sessão de mediação no CEJUSC – IV com a mediadora Kércia Kerenina Camarço Batista Rodrigues Leal.
Agendamento social para o CEJUSC itinerante.

TARDE/NOITE:
17:00 às 19:00 - Palestra Dr. Rogério Monteles. – Tema: Políticas Públicas e mediação de conflito – seguido de mesa redonda, profissionais de Psicologia (Profa Valéria Sena) e Direito (Kércia Karenina).

26/04/2018
TARDE/NOITE:
17:30 às 18:30 - Encerramento do evento: Talk show com representante do NUPEMEC – TJ/PI; Tema: Tribunal Multiportas. Dra Lucicleide Belo

Comentários

Apoio: