Geral

Tribunal de Contas do Estado bloqueia contas de quatro prefeituras do

Balanço Sessão Corte Piauí TCE

Quinta - 05/02/2015 às 16:02



Foto: Asscom/TCE-PI Sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) determinou o bloqueio das contas de quatros prefeituras municipais do interior do estado. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5) em sessão plenária realizada na sede do órgão. Terão as contas bloqueadas as prefeituras dos municípios de Paes Landim, Santa Cruz dos Milagres, Bertolíniae Colônia do Gurgueia. O motivo é a ausência de documentos para comprovação de gastos e receitas.

O bloqueio foi decidido de forma unânime após pedido do Ministério Público de Contas. A Corte entendeu que os gestores das cidades deixaram de apresentar documentos necessários para a apreciação das contas referentes ao balanço do ano de 2013.

"Foram muitos documentos que eles não apresentaram. Documentos que são considerados imprescindíveis para a análise das prestações de contas", informou a assessoria de imprensa do TCE.

Os prefeitos tinham até março de 2014 para apresentar as informações referentes ao balanço do ano anterior.

Os bancos ainda serão comunicados oficialmente sobre a decisão para fazerem o imediato bloqueio. As quatro prefeituras só terão as contas desbloqueadas quando os seus respectivos gestores apresentarem a documentação que ficou pendente.

O G1 procurou os gestores das quatro cidades para comentarem o bloqueio. O prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca (PT), afirmou que o problema foi causado por falhas da sua equipe de contas e que elas já estão sendo sanadas. "O problema foi com dois documentos, um que estava sem assinatura do controlador e o comprovante de entrega do balanço de 2013 na Câmara que ficou faltando", disse. Segundo ele, sua equipe já está protocolando o pedido de desbloqueio no TCE.

João Paulo de Assis Neto, o Neto Minervino (PDT), prefeito de Santa Cruz dos Milagres; Valdivino Dias (PRB), prefeito de Paes Landim e Lisiane Franco (PMDB), prefeita de Colônia do Gurgueia, não foram localizados pela reportagem.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: