Esportes

Três russas do atletismo perdem resultados em Londres-2012

Maria Bespalova e Gulfiya Khanafeeva, ambas do lançamento de martelo, e Viktoria Valyukevich, do salto triplo, perderam as medalhas

Quarta, 22/03/2017 às 17:03



Foto: Teresina Diário Doping
Doping

Dirigentes esportivos da Rússia revelaram nesta quarta-feira que mais três atletas do país foram desclassificados, de forma retroativa, dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, por doping. Os três são do atletismo, modalidade que foi alvo de grande escândalo de doping nos últimos anos.

Maria Bespalova e Gulfiya Khanafeeva, ambas do lançamento de martelo, e Viktoria Valyukevich, do salto triplo, perderam seus resultados naquela Olimpíada por conta de novos exames antidoping realizados com as amostras das atletas que foram colhidas em 2012. Nenhum delas conquistou medalhas em Londres.

Com as punições aplicadas a Bespalova e Khanafeeva, a Rússia perde todos os seus resultados no lançamento de martelo feminino daquela Olimpíada. Isso porque antes disso Tatyana Lysenko, que venceu a prova, tivera sua medalha de ouro cassada em outubro do ano passado, também por doping.

No salto triplo, o país também contou com Tatana Lebedeva, que perdeu suas duas medalhas conquistadas nos Jogos de Pequim-2008. Em Londres, sem infrações, foi a 10ª colocada, duas posições à frente de Viktoria Valyukevich, cuja punição foi confirmada nesta quarta-feira.

Autoridades russas não revelaram detalhes sobre a punição. Não informaram, por exemplo, quais substâncias foram detectadas nos exames das atletas. O Comitê Olímpico Internacional também não comentou o caso.

A realização de novos testes com amostras recolhidas em edições anteriores das Olimpíadas vem se tornando comum nos últimos meses. Dezenas de atletas já perderam resultados nos Jogos por conta de doping constatado a partir da utilização de novas tecnologias, não disponíveis na época daquelas Olimpíadas.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: