Brasil

Três dicas que garantem o rejuvenescimento facial

rejuvenecimento dicas mulheres

Quarta - 15/05/2013 às 17:05



 Nova tendência no tratamento estético facial, o rejuvenescimento tridimensional busca o tratamento global da face. Na prática, isso significa não mais tratar uma ruguinha ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada uma a melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial.

Seguindo esta tendência, também chamada de rejuvenescimento global, os tratamentos atuais combinam os benefícios da toxina botulínica, que visa relaxar a musculatura e diminuir os sulcos e vincos provenientes das rugas dinâmicas (expressão); preenchedores, aplicados nos sulcos e rugas profundas; e também os lasers, que auxiliam no tratamento da superfície e textura da pele. “O envelhecimento natural provoca mudanças como perda de brilho, flacidez, aparecimento de manchas etc., que pioram com fatores ambientais, principalmente pela ação do sol.

O tratamento tridimensional visa suprir as necessidades dessa pele envelhecida, sob o olhar da face como um todo. Este enfoque associa várias técnicas disponíveis a fim de um resultado uniforme e natural. O resultado é visível e harmônico”, explica a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862).

Até os anos 90 o conceito de rejuvenescimento se reduzia, essencialmente, à ausência de linhas, rugas e sulcos. A satisfação dos pacientes, a duração do efeito e os excelentes resultados obtidos com tratamentos minimamente invasivos foram determinantes para o sucesso destes procedimentos. Entretanto, o uso de cada um deles em monoterapia, ou até mesmo associados, mas em áreas distintas da face, conduzia, muitas vezes, à reduzida expressão facial, queda da pálpebra, manutenção de linhas residuais ou subcorreções.

Gazi explica que, atualmente, a principal modificação no tratamento estético facial tem sido a troca do foco bidimensional, baseado no tratamento de linhas e sulcos, para a apreciação do conceito tridimensional, que reconhece, também, perdas volumétricas por reabsorção óssea, retração gengival e redistribuição da gordura facial como sinais do envelhecimento. “O conceito é baseado no balanço e harmonia facial, respeitando-se gênero, aspectos étnicos e objetivos dos pacientes, permitindo resultados mais naturais, sem expressões ‘congeladas’ ou distorcidas”, completa.

Os 3 R´s

Segundo a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi, a proposta do tratamento tridimensional da pele segue os 3 R’s:

Renovar

Renovar a pele significa tratar as manchas que se formam ao longo dos anos, principalmente com a exposição solar, atenuar as rugas mais superficiais e recuperar a firmeza do rosto. “Os tratamentos mais indicados para esta finalidade são os peelings químicos ou de cristal e os lasers (pixel). Eles atuam recuperando a qualidade e a uniformidade da pele, estimulando a produção de colágeno e a recuperação celular”, indica a médica.

Relaxar

Segundo Helua, as rugas dinâmicas se formam pela ação dos músculos faciais durante a mímica facial. Portanto, para tratar estas rugas é necessário atuar nos músculos responsáveis por sua formação. A toxina botulínica tipo A é o tratamento mais indicado para esta finalidade, pois quando aplicada, atua relaxando o músculo e atenuando as rugas. O tratamento com Botox é indicado, principalmente, para os pés-de-galinha, as rugas da testa, da glabela (região entre as sobrancelhas).

Recuperar

Com o envelhecimento ocorre uma reabsorção óssea e subcutânea principalmente em maçãs do rosto e menor produção de ácido hialurônico da pele. “O resultado é a perda de volume, flacidez, alteração do contorno facial e aparecimento de sulcos (no canto e ao redor da boca e dos olhos), rugas profundas e estáticas. A aplicação de preenchedores e volumizadores é ideal para recuperar a elasticidade, redefinir o contorno facial, preencher rugas profundas e revolumizar lábios e têmporas”, finaliza.

Fonte: imirante

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: