Política

TRE-PI recomenda tolerância zero com a compra de votos

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins reuniu os juízes eleitorais em Teresina

Segunda - 17/09/2018 às 16:09



Foto: Paulo Pincel Presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins

O presidente (em exerício) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, recomendou "tolerância zero" à compra de votos nestas eleições aos 82 juizes eleiorais reunidos na manhã desta segunda-feira (17) na sede do TRE-PI em Teresina.

"Pedimos tolerância zero à compra de votos. Em toda eleição essa matéria é recorrente. O eleitor deve votar de forma livre e consciente. Não pode vender seu voto. O Tribunal quer assegurar o princípio da soberania popular. Que vença as eleições aquele que tenha a maioria. Se houver o abuso do poder econômico com a compra do voto, isso vai prejudicar a legitimidade das eleições", avaliou o presidente, ao conversar com os jornalistas durante a reunião do Pleno do TRE-PI. 

Outra recomendação da Justiça Eleitoral é o combate às fake news, notícias falsas espalhadas via redes sociais na internet. "Essa questão das fake news é uma preocupação da Justiça Eleitoral. O ministro Luiz Fux (ex-presidente do TSE) foi o primeiro a manifestar preocupação com isso. A Justiça Eleitoral tem mecanismos para combater as fake news. É um fenômeno mundial. Ocorreu na França e Estados Unidos. É possivelmente ocorre aqui no Brasil. Não é justo que um candidato perca ou ganhe a eleição devido uma notícia falsa. Como cidadão e juiz eleitoral devemos preservar o direto à informação e o direito de ser bem informado. Eu como cidadão quero ser bem informado. As notícias falsas podem prejudicar um candidato e beneficiar outro", acrescentou o desembargador.

Sebastião Martins também comentou a reunião com os jjuízes que vão comandar as eleições na capital e no interior do Piauí. "Reunimos 82 juízes eleitorais de todo o Estado. É importante para darmos as últimas informações sobre as eleições. A logística das eleições, a geração de muda, os pontos de transmissão. Os técnicos repassam as informações para que possamos ter um pleito seguro", finalizou.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: