Política

TRE-PI empossa novos presidente e vice nesta terça-feira

Paes Landim e Sebastião Martins vão presidir o TRE pelo biênio 2018/2019

Terça - 19/12/2017 às 11:12



Foto: TJ-PI Francisco Paes Landim e Sebastião Martins
Francisco Paes Landim e Sebastião Martins

Tomam posse nesta terça-feira (19), em sessão solene às 8h30 na sede do TRE-PI, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim Filho, e o vice-presidente Sebastião Ribeiro Martins, que têm.como principal missão no biênio 2018/19 a realização das eleições estaduais do ano que vem. A sessão de posse dos novos dirigentes da Justiça Eleitoral do Piauí será presidida pelo atual presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho. 

Presidente:

Francisco Antônio Paes Landim Filho nasceu em São João do Piauí, a 06 de outubro de 1947. Cursou o antigo ginásio no Colégio Frei Henrique, e o ensino médio no Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília. Posteriormente, cursou Direito na UnB. Tornou-se mestre e doutor pela USP, na área de Direito Civil. Francisco Antônio Paes Landim Filho possui mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1994). É professor aposentado da Universidade Federal do Piauí.

Foi elevado ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí em 05 de setembro de 2008. Foi Corregedor Geral da Justiça no Biênio 2012/2014 e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí no Biênio 2014/2016. 

Vice presidente

Sebastião Ribeiro Martins, 50 anos de idade, nasceu no município de Cristino Castro, no extremo do sul do Piauí, em 13 de janeiro de 1958. É filho de José da Silva Martins e Creusa Ribeiro Martins. Casado com Solange Gonçalves Reis Ribeiro Martins, tem 03 (três) filhos: Paulo Solano, Cláudia Laíse e Morgana Maria.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Ex-Promotor de Justiça, ingressou na magistratura em 03 de outubro de 1983, sendo aprovado em 1º lugar no concurso público de provas e títulos para Juiz de Direito Substituto. Foi Juiz de Direito Titular das Comarcas de Monsenhor Gil, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Campo Maior e Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública desta Capital.

Em Teresina, além de Juiz Titular da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, foi Juiz substituto e depois Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí ? TRE-PI, no biênio 2006/2008.Desde dezembro de 2007, atua como Juiz Convocado junto à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.

Tem Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará ? UFC e Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal; Cidadão Honorário dos Municípios de Teresina, Simplício Mendes e São Raimundo Nonato e detentor de várias medalhas e condecorações; Membro da Academia de Letras da Magistratura do Piauí e da Academia Maçônica de Letras. Participou de vários cursos, simpósios e seminários jurídicos em todo o País. Foi  presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI).

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: