Política

TRE-PI e IBGE lançam informativo para eleitores e candidatos nesta terça-feira

Segunda - 19/09/2016 às 14:09



Foto: TRE-PI Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

A Unidade Estadual do IBGE no Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realizarão, nesta terça-feira (20), às 08h, o lançamento do material informativo “O seu Município em Números 2016”. O informativo trata-se de folheto em papel e em meio digital que traz dados relevantes sobre os 5.570 municípios brasileiros com o objetivo de apoiar candidatos, eleitores e formadores de opinião nas eleições 2016.

O material é fruto de convênio firmado entre o IBGE e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo propiciar, aos cidadãos, debates pré-eleitorais mais interessantes e fundamentados bem como maior conhecimento da realidade de cada município. O evento de apresentação dessa parceria acontecerá no auditório do TRE-PI e contará com a presença do presidente do TRE-PI, Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho e do Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Santana Passos. 

Para cada município, os folhetos trazem informações do IBGE e de outras fontes oficiais como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, TSE, entre outros, sobre o perfil da população e dos domicílios, dados da saúde, educação, economia e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O produto tem como foco temas que são de responsabilidade municipal, como destino final do lixo, acesso à creche, pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil, casos de dengue, entre outros. Também há explicações sobre o que fazem prefeitos(as) e vereadores(as) e quais as responsabilidades de cada cargo, além da quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município.


O material será distribuido aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil. As versões digitais serão enviadas, por email a todos os candidatos da base de dados do TSE. O folheto digital também ficará disponível para consulta e download no portal do IBGE, pelo canal Cidades@ (www.cidades.ibge.gov.br), que já está ligado ao sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitorais), do TSE.

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: