Política

TRE-PI discute o plano de segurança para as eleições 2018

Haverá pelo menos um PM em cada local de votação no Piauí

Quinta - 02/08/2018 às 21:08



Foto: Reprodução Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, presidente do TRE-PI - TRE-PI
Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, presidente do TRE-PI - TRE-PI

O plano de segurança e logística para as eleições deste ano no Piauí foi discutido em detalhes nesta quinta-feira (2) em reunião com o presidentes do Tribunal Regional Eleitoral,  desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho.

O diretor-geral do Tribunal, Geraldo Mota, afirma que o objetivo é não só garantir a segurança do eleitor, mas também a independência em uma eleição livre.

Para a eleição de outubro, 91 municípios pediram reforço na segurança para as eleições. "Essa é uma reunião preparatória das eleições e trata do plano de segurança e  representa o plano de logística de todo o processo. Envolve a Eletrobras que é um parceiro muito importante na manutenção da eletrificação de todos os locais de votação com  as Policiais Militar, Civil, Federal,  Exército, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal em Teresina. Todas as policiais estão envolvidas na segurança do plano eleitoral", declarou o diretor-geral do TRE-PI, Geraldo Mota.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel-PM Rubens Pereira, garantiu a presença de pelo menos um PM no local de votação no dia da eleição.  “O planejamento já está elaborado pela Delegacia Geral e também pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Vamos atuar com as forças de segurança do Estado. A polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros cada um na sua área de atribuição. Queremos garantir um pleito eleitoral tranquilo com a atuação tanto nos locais de urna com a presença de um PM, mas também nas ruas, praças e logradouros públicos para fazer valer a legislação e a ordem pública. Vamos fazer o deslocamento dessas tropas para o interior do Estado”.

Sobre a isenção das forças de segurança no processo eleitoral, Rubens Pereira, assegurou que não haverá tratamento diferenciado, nenhum tipo de distinção ou privilegio entre os candidatos.

“Vamos trabalhar com isenção. Esse tipo de acirramento é natural. Temos que entender que há esse acirramento eleitoral principalmente no pleito municipal. Nessa eleição também vamos enfrentar esse tipo de informações cruzadas que podem, inclusive nos eventos, tentarem prejudicar a atuação das forças de segurança. Queremos garantir  à população, que as forças de segurança, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros , atuarão de forma isenta e com imparcialidade  na nossa orientação, nossa recomendação é essa. Qualquer comprovação iremos apurar. Qualquer indício iremos apurar. A nossa corregedoria estará de plantão. Os órgãos  do segurança com corregedorias fortes irão atuar”, concluiu.

Fonte: TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: