Educação

Transporte escolar clandestino põe em risco a vida das crianças

A orientação é de que somente crianças a partir dos cinco anos façam o percurso de carro até a escola em transporte escolar

Quarta - 04/01/2017 às 18:01



Foto: Divulgação Transporte escolar
Transporte escolar

Com a proximidade da volta às aulas, começa a procura dos pais pelo transporte escolar das crianças. Nesta hora, é preciso investigação e cautela antes de contratar os serviços, principalmente em relação aos transportes clandestinos, que não são poucos em Teresina.

Segundo a diretora interina da Escola de Trânsito do Detran no Piauí, Larissa Caldas, a principal preocupação dos pais deve ser em relação aos transportes clandestinos, por isso é importante que eles peçam referências na escola e com outros pais de alunos sobre quem contratar.

“É preciso que os pais estejam atentos às condições do veículo e formação do motorista. Ele deve ter curso de Condutor de Transporte Escolar, carteira categoria ‘D’. Também devem olhar a higiene e segurança do veículo”, disse Larissa Caldas.

A orientação é de que somente crianças a partir dos cinco anos façam o percurso de carro até a escola em transporte escolar. Em outras idades abaixo desta, a recomendação é de que os pais ou pessoas de confiança levem os pequenos.

Larissa Caldas afirma também que, além do motorista, um monitor esteja presente dentro do carro para garantir maior segurança, já que as crianças costumam se mexer e sair dos lugares.

O embarque e desembarque dos pequenos deve ser feito com o monitor, em frente à escola e na calçada para que eles não tenham que atravessar a rua. “Os veículos precisam de uma autorização especial que deve ser fixada na parte interna do carro. Esta autorização expedida pelo Detran possui um prazo de validade. Os pais devem estar atentos a todos estes detalhes, pois o motorista conduz um bem maior, que é a vida dos filhos”, disse diretora interina.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: