Brasil

Transmissão de futebol aos sábados afeta programação local de afiliada

transmissão futebol sábado afeta filiadas Globo

Quarta - 24/06/2015 às 18:06



 “O ‘Revista’ é sábado, às duas da tarde, depois do ‘Jornal Hoje’”. Desta forma, a TV Tem, uma das afiliadas da Globo no interior paulista, anunciou a edição do ‘Revista de Sábado’ que foi ao ar em 30 de maio. Desde então, o programa que se destaca por visitar as cidades atendidas pelo sinal da emissora não foi mais exibido. A atração não deixou a grade em definitivo, mas tem sido afetada com o “boom” esportivo que tem tomado conta da rede global nas tardes de sábado, com transmissão da final da Champions League, grandes prêmios de Fórmula 1 e a cobertura da Copa América, o que levou a troca do dia de exibição do Campeonato Brasileiro.

O ‘Revista de Sábado’, no entanto, não tem sido o único programa regional prejudicado com a programação da Globo durante os recentes finais de semana. Também da TV Tem, o ‘De Ponta a Ponta’ deixou de ser transmitido no dia 6, devido à exibição do treino classificatório do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 e da vitória do Barcelona por 2 a 1 em cima da Juventus, na final da Liga dos Campões da Europa. Nos dois sábados seguidos ao futebol do velho continente, a atração foi ar mantendo os tradicionais 30 minutos de duração, mas tendo início às 14h, faixa então reservada ao ‘Revista’, sacrificado para as partidas do Campeonato Brasileiro caberem na grade nos dias 13 e 20.

Também no estado de São Paulo, a TV Tribuna, responsável por retransmitir o sinal da Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, se viu obrigada a fazer alterações em seu conteúdo local. Em condições normais, a emissora leva ao ar nas tardes de sábado duas produções próprias, em sequência: ‘Corpo em Ação’ (das 14h às 14h45) e ‘Rota do Sol’ (das 14h45 às 15h25). No primeiro sábado de junho, assim como a dupla de variedades da TV Tem, os dois programas caíram da grade. Nos dia 13 e 20, apenas o ‘Corpo em Ação’ pode ser acompanhado pelos telespectadores, mas em versão reduzida, das 13h55 às 14h30, perdendo 10 minutos de duração.

Ainda no Sudeste, outra afiliada que investe em conteúdo próprio nas tardes de sábado teve de fazer modificações. A TV Integração, que leva o sinal da Globo para 234 municípios do interior mineiro, viu duas de suas atrações serem prejudicadas com a sequência de transmissões esportivas promovidas pela rede. Com exceção à já citada data que contou com um evento automobilístico e outro futebolístico, os programas regionais seguiram no ar, mas com horários diferentes do habitual e tempo menor de exibição. Tradicionalmente com 20 minutos de duração (14h30 às 14h50), o ‘Tô Indo’ perdeu cinco minutos em cada edição dos dois últimos finais de semana (13h55 às 14h10). O ‘Carona’ (14h50 às 13h20) perdeu 10 minutos (14h10 às 14h30). Produzido pela Globo Minas, emissora própria do Grupo Globo baseada em Belo Horizonte, o ‘Terra de Minas’ é transmitido pela TV Integração aos sábados, das 14h às 14h30, mas ainda não teve nenhuma edição na grade da afiliada em junho.

A transmissão do Campeonato Brasileiro na Globo, geralmente aos domingos, tem sido transferida aos sábados devido à realização da Copa América. A mudança atingiu outras duas afiliadas, presentes no Norte e no Sul do país. Os telespectadores dos sete estados nortistas, que acompanham a programação global por meio da Rede Amazônica, estão desde 30 de maio sem assistir a uma nova edição do recém-lançado ‘Paneiro’, que estreou em abril. Além disso, viram o ‘Zapeando’ com menos 10 minutos (normal: das 14h às 14h45; sábados com futebol: das 13h50 às 14h25). Para os sulistas, precisamente os paranaenses, o futebol atingiu as produções ‘Plug’ (14h às 14h30) e ‘Estúdio C’ (14h30 às 15h20), ambas da RPC. No último fim de semana, por exemplo, o ‘Plug’ teve quinze minutos, enquanto o ‘Estúdio C’ durou 20 minutos.

Não tem programa local, mas tem ‘Estrelas’
Diferentemente de algumas atrações regionais produzidas por afiliadas da Globo, o ‘Estrelas’ foi exibido em rede, inclusive pelas emissoras que produzem conteúdo próprio, nos três primeiros sábados de junho. A atração de variedades comandada por Angélica está há nove anos no ar, mas só ganhou status de programa nacional em abril de 2015, quando a direção da emissora anunciou mudanças no esquema de atrações e faixas horárias que deveriam ser seguidas pelos canais parceiros. Na ocasião, em comunicado enviado à imprensa, a Globo chegou a afirmar que as alterações integravam o “projeto de ampliação e aperfeiçoamento dos espaços regionais na grade” e que tal ação seria “uma das prioridades estratégicas” da empresa.

Fonte: comunique-se

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: