Ciência & Tecnologia

Transferência de domínio: entenda os principais pontos antes de migrar

Assim como a hospedagem de site, o domínio também merece toda a atenção. Caso um dia, por exemplo, você considere mais vantajoso trocar de empresa de hospedagem
Fonte: Joel Gomes | Editor: Da Redação 01/02/2019 14:07
Transferência de Domínio Transferência de DomínioFoto: Joel Gomes

Em um projeto web o domínio é um dos aspectos mais importantes. Afinal, ele é o nome que as pessoas vão digitar para terem acesso ao conteúdo do site, se tornando assim um dos primeiros contatos entre o público e o seu negócio.

Assim como a hospedagem de site, o domínio também merece toda a atenção. Caso um dia, por exemplo, você considere mais vantajoso trocar de empresa de hospedagem, é relevante também migrar o seu domínio para esse mesmo local.

No entanto, antes de efetuar a transferência do seu domínio, é pertinente levar em consideração alguns detalhes relevantes sobre o processo.

O que é preciso saber antes de migrar o seu domínio

Migrar o seu domínio para outra empresa apresenta uma série de benefícios para o seu projeto na web. Um deles é a facilidade para o gerenciamento do mesmo. Quando domínio e hospedagem estão em um mesmo local, a administração se torna mais eficiente.

Além disso, há a questão dos valores. Se o preço na nova empresa for mais em conta, a transferência pode ser uma alternativa vantajosa para o seu negócio.

No entanto existem alguns detalhes que você deve ter em mente antes de efetuar a transferência do seu domínio. Alguns deles são:

Atualização

É importante averiguar se os seus dados cadastrados inicialmente permanecem atualizados. O e-mail do seu cadastro será usado para que a empresa onde o domínio será registrado entre em contato com você.

Se houver a necessidade de atualizar algum registro de dado, o tempo de espera para fazer a transferência será de 60 dias.

Para você conferir se os seus dados estão devidamente atualizados você poderá entrar em contato com a empresa que hospeda o seu site, ou, se preferir, consultar o banco de dados no Whois.

É importante destacar que se existir o serviço de proteção de identidade funcionando em seu domínio, a consulta por meio do Whois não será possível.

DNS

Qualquer alteração no DNS deve ser realizada após ou antes da conclusão da transferência de domínio, pois durante o procedimento não é aconselhável realizar.

Ainda que a alteração no DNS não tenha relação com o procedimento de transferência de domínio, uma única informação atualizada poderá ir para a nova empresa se for realizada durante a transferência.

Domínios nacionais

É padrão que quando você efetuar a transferência de um domínio nacional, os outros domínios nacionais que estão em seu nome também irão migrar para essa nova empresa.

No entanto, existem maneiras para realizar a transferência de apenas um domínio, caso você considere necessário.

Transferir Domínio

Domínios internacionais

Em relação aos domínios internacionais, a realização da transferência envolve o proprietário do domínio, a empresa onde o domínio atualmente está, a empresa que será o futuro lar do domínio e, por fim, a ICANN.

A ICANN é importante nesse processo, pois ela é a instituição sem fins lucrativos que atua em âmbito internacional. O objetivo dela é fiscalizar e gerenciar questões referentes a domínios e hospedagem de sites.

Sendo assim, durante o processo de migração, é preciso confirmar e autorizar a transferência do domínio. Essa confirmação deverá ser feita por meio de um e-mail cadastrado no instante do registro.

Preço e tempo de transferência de domínio

Em relação aos valores e o tempo que uma migração leva para ser feita, é preciso saber que o tempo varia conforme as característica da empresa. Dependendo da empresa de hospedagem envolvida, pode levar até 10 dias.

Além disso, não há problemas envolvendo o site permanecer offline ou perda de informação. Durante o processo o site ainda pode ser acessado pelo seu público de seguidores.

O valor para a realização da transferência de domínio depende das políticas de preço adotadas pela empresa em questão. Há aquelas empresas que efetuam o serviço de forma gratuita, enquanto outras cobram o mesmo valor que é pedido para o registro de domínio.

Migração de domínio com a Weblink

Um exemplo referente a transferência de domínio é a Weblink, empresa brasileira que faz parte do grupo Hostinger. Em se tratando de transferência de domínio para a Weblink, é importante se certificar antes:

  • Se faz mais de 60 dias desde que o domínio foi registrado, bem como foi feita a última transferência.
  • Se o domínio não está prestes a ser excluído e nem está com resgate pendente.
  • Se você sabe o Código EPP, que é o código de autorização apto a provar que o domínio é de sua propriedade. Caso não saiba, é possível obtê-lo.
  • Se a privacidade do domínio não está ativada.

Conclusão

Domínio e hospedagem são detalhes importantes para quem um projeto na internet obtenha o êxito esperado.

Portanto, se você sentir a necessidade que deve trocar de empresa de hospedagem de site, pense também na possibilidade e nas vantagens de transferir também o seu domínio.






Comentários

Apoio: