Trabalhadores ocupam órgãos federais e prometam parar o País em protes

INSS Incra ocupação Temer protesto grave geral


No Incra o acampamento de sem terras abriu caminho ao protesto

No Incra o acampamento de sem terras abriu caminho ao protesto Foto: Luiz Brandão

Pelo menos quatro órgãos públicos federais foram ocupados nesta quinta-feira (09.06) em Teresina, por trabalhadores rurais e urbanos. Nas repartições ocupadas os serviços ao público foram suspensos. Os trabalhadores protestam contra várias medidas adotadas pelo governo interino do vice-presidente Michel Temer e contra o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

\"\"Manifestantes acampanados em frente à sede do INSS no Piauí (Foto: Paulo Pincel)
De acordo com informações de organizadores do movimento, pelo menos 700 pessoas estão nas ocupações, que atingem as sedes do Instituto Nacional do Segurado Social (INSS) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), bem como a representação do Instituo do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal.
Estão representados nas ocupações o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) e Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FANCC) e União da Juventude Socialista (UJS).

\"\"Na agência central do INSS virou acampamento (Foto: Paulo Pincel)
Com colchões, água e mantimentos, os manifestantes dizem que as ocupações serão por tempo indeterminado. O movimento deverá ser ampliado nesta sexta-feira (10.06) chamado de dia nacional do “Fora Temer, e o dia “Em Defesa da Democracia e dos Direitos da Classe Trabalhadora”. Trata-se de um movimento convocado por sindicatos, centrais sindicais e partidos de aposição ao governo de Michel Temer.
Os organizadores dizem que ocupações desta quinta-feira é o início da mobilização nacional dos trabalhadores do campo e das cidades para a greve geral que sendo preparada para todo o País em resposta ao Governo Temer e as medidas por ele a nunciadas e adotadas. O movimento também é contra a deposição da presidente Dilma.

Numa carta lançada ao povo piauiense e brasileiro, os manifestantes dizem que o Governo Temer ameaça os direitos dos trabalhadores. Segundo o documento, a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MPS) representa claro desprezo do governo federal aos trabalhadores.

\"\"A cozinha da ocupação no INSS ficou na área de serviço (Foto: Paulo Pincel)
Ainda de acordo com a carta dos trabalhadores e pequenos agricultores, medidas anunciadas a já adotadas pelo Governo Temer mexeram com os programas já consolidados, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, e que beneficiam milhões de brasileiros.Além disso, segundo a carta, vários projetos enviados ao Congresso Nacional atingem direitos trabalhistas e também programas que garantem energia,água, crédito saúde, educação a as aposentadorias para os trabalhadores do campo e das cidades.

“O governo só penaliza os trabalhadores e os mais pobres. Os ricos, os banqueiros, os latifundiários e os especuladores nunca pagam a conta. Eles só ganha”, o professo Marcelino Fonteles, um dos coordenadores da Frente Piauí Popular, um movimento suprapartidário e que também está à frente das mobilizações de protesto contra o governo interino de Michel Temer.

Fonte: Frente Piauí Popular

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: