Olhe Direito!

Olhe Direito!

Trabalhadores em serviços gerais são instruídos para combater o mosqui

Sexta - 22/01/2016 às 19:01



Foto: SEMA TERESINA Palestra com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti.
Palestra com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti.

Os servidores e funcionários terceirizados que atuam no setor de serviços gerais da Prefeitura de Teresina estão sendo instruídos para combater, nos órgãos municipais, o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A capacitação, organizada pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), iniciou nesta sexta-feira (22) com uma palestra informativa para os funcionários de oito órgãos municipais.

João Henrique Sampaio Melo, membro do Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Sema (Nuderh), mediou o debate que reforçou as ações preventivas de combate ao mosquito. "Todos nós sabemos o que deve ser feito para acabar com Aedes aegypti, mas ainda falta conscientização da população para o risco que estamos expostos. Uma nova geração está nascendo deformada por conta desse mosquito. Por isso, nossa intenção é formar multiplicadores para levar essas informações tanto para o nosso ambiente de trabalho quanto para nossa casa", destaca.

Segundo Daniele Carvalho, gerente de Serviços Gerais da Sema, o encontro dessa sexta-feira faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti. "O prefeito Firmino Filho está preocupado com o surto de doenças transmitidas por esse vetor e todos os órgãos do município estão envolvidos neste processo. Enquanto as SDUs e a FMS lidam diretamente com a comunidade, através do projeto Faxina nos Bairros, e distribuindo folhetos informativos e educativos para a população; nós, da Secretaria de Administração, estamos organizando encontros com os servidores para orientá-los sobre a importância de cuidar do nosso local de trabalho e manter a limpeza de todos os espaço em dia, pois os criadouros se formam onde a gente menos imagina", pondera.

Zika e microcefalia

Além de focar na prevenção, a palestra destacou as doenças relacionadas ao mosquito, especialmente o zika vírus que está associado à epidemia de microcefalia no país. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no Piauí, há 77 casos suspeitos de microcefalia; já em todo o país, este número é de 3.893.

Durante a palestra, a gerente de Material e Patrimônio da Sema, Nara Porto, lembrou de sua gestação e da apreensão que teve em relação à doença. "Minha filha nasceu antes desse surto de microcefalia, mas o zika já estava afetando as pessoas. A gente não sabia o que era e nem o que podia causar. Se minha filha tivesse nascido agora, em meio a este surto, eu já estaria desesperada, pois ela nasceu com o perímetro cefálico medindo 32,5 cm. Mas, graças a Deus, minha filha é saudável e já tá com nove meses em pleno desenvolvimento", conta.

Encontros

Além dos funcionários da Sema, participaram da palestra representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom), Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e da Assistência Social (Semtcas), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Na próxima sexta-feira (29), às 9h30, esta mesma palestra será ministrada no auditório do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) e também incluirá os funcionários que atuam nos serviços gerais da Procuradoria Geral do Município (PGM), Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete).
 
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: