Trabalhadores em Enfermagem fazem manifestação para reivindicar melhor

enfermeiros protesto salarios melhores


 Os trabalhadores em Enfermagem de Teresina realizaram uma manifestação seguida de uma assembleia geral no Teatro de Arena, no centro de Teresina. Eles exigiam melhorias salariais por parte da prefeitura e ameaçam uma paralisação geral por tempo indeterminado caso as reivindicações não sejam aceitas. Além das unidades de saúde dos bairros, uma greve poderia prejudicar o atendimento do Hospital de Urgencia de Teresina, o maior do Estado.
Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Pereira do Ó, além da questão salarial a categoria reivindica um plano de carreira único, reajuste da gratificação de emergência do HUT e reajuste da gratificação da gratificação básica, que segundo ele estão muito defasadas.
Os salários do pessoal de enfermagem pagos pela Prefeitura Municipal de Teresina são considerados um dos piores entre os municípios piauiense, daí a manifestação que contou com a participação de dezenas de trabalhadores.
Antes do início da manifestação a diretoria da entidade recebeu uma proposta da PMT. Segundo Erick, o prefeito Firmino Filho se disponibilizou a incorporar algumas gratificações e ainda dá um reajuste para a categoria.
Mas nem essa proposta pode ser apreciada porque a PMT não apresentou os números ainda: está fazendo inicialmente um grande estudo para poder saber como seriam feitas estas incorporações e esse aumento e qual o seu impacto nas finanças do município. O que tem de certo mesmo, segundo os dirigentes do Senatepi, é que as incorporações já seriam feitas na folha de agosto e os reajustes somente para o início der 2014.
Mas a proposta oficial da PMT somente será encaminhada à categoria no próximo dia 29. Os trabalhadores em enfermagem teriam dois dias para aprovar ou não a proposta, para que em caso de aprovação, a PMT possa mandar um projeto de lei para a Câmara Municipal afim de que o projeto seja aprovado e as mudanças incluídas.
Erick Pereira disse que a categoria está dando esse prazo que a PMT estipulou, mas vai ficar atenta e até o dia 29 deverá ser reunir em assembleia geral três vezes para que todos sejam informados sobre como está o andamento da proposta oficial.

Fonte: da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: