Professores protestam na Alepi por reajuste salarial

Segundo o Sinte, governador não cumpriu ao acordo firmado com a categoria


Trabalhadores em Educação ocupam a Alepi

Trabalhadores em Educação ocupam a Alepi Foto: Paulo Pincel

Trabalhadores em Educação do Piauí ocupam a Assembleia Legislativa (Alepi) em protesto contra o Governo do Estado. A categoria quer a aprovação do reajuste salarial.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí (SINTE-PI), os trabalhadores reivindicam o cumprimento do acordo judicial de 6,81% para docentes e 3,95% para os demais servidores da educação pública. Na última quinta-feira, o Governo do Piauí publicou no Diário Oficial, uma lei que prevê apenas 2,95% de reajuste aos servidores alegando o vigor da lei eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal. O Sinte reitera que continuará a greve até que o acordo seja cumprido, pois o reajuste de 2,95% anunciado pelo governo não atende às reivindicações da categoria.

Trabalhadores em Educação ocupam a Alepi

Os trabalhadores estão reunidos de forma pacífica na Alepi, e por enquanto estão sentados segurando cartazes, enquanto no plenário o líder do governo, Deputado Francisco Lima (PT) encaminhou votação contrária ao requerimento do deputado Luciano Nunes (PSDB) solicitando a realização de uma audiência pública para debater o atraso no repasse de recursos para o Plamta e Iapep-Saúde.

A proposta acabou rejeitada por ampla maioria de votos, o argumento do Líder foi de que a presidente do IASPI, Daniele Aita, está impossibilitada de comparecer ao legislativo por conta de uma gravidez de risco. Neste momento acontece uma reunião no Ministério Público do Estado para buscar um acordo entre os estabelecimentos de saúde Sindicato dos Médicos e o Governo do Estado, que inclusive já apresentou um cronograma de pagamento dos meses em atraso no repasse do Plamta e do Iapep-Saúde ao Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi).

Os trabalhadores em Educação estão na ALEPI pelo segundo dia consecutivo na busca pelos direitos. Após a plenária, o Sinte deve se pronunciar a respeito do andamento da greve. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: