Themístocles vai propor rompimento com WDias e Ciro Nogueira

Themístocles Filho foi indicado pelo MDB para vice de Wellington Dias


Themístocles Filho com Wellington Dias no Palácio de Karnak

Themístocles Filho com Wellington Dias no Palácio de Karnak Foto: Jorge Bastos/PK

O MDB vai reunir as suas principais lideranças na sede do partido, às 10h desta quarta-feira (19), e pode decidir romper com a base governista e mudar os rumos das eleições deste ano. O MDB não gostou do que ouviu na noite de terça-feira (18) do governador Wellington Dias e pode decidir apoiar uma das candidaturas da oposição ao governo do Piauí.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, já adiantou para os amigos mais chegados que vai propor o rompimento com Wellington Dias e com o senador Ciro Nogueira (Progressistas). Themístocles é o indicado pelo MDB para compor a chapa majoritária como candidato a vice-governador. Mas foi escanteado durante a reunião no Karnak.

O deputado chegou sorrindo ao Palácio de Karnak, no início da noite de ontem, quando o MDB foi conversar com Wellington Dias sobre as candidaturas majoritárias e proporcionais dos partidos governistas. Themístocles deixou o Karnak de cara fechada, sem falar com a imprensa. O mesmo fizeram os deputados estaduais que o acompanharam na saída da reunião.

O único que convsersou com os jornalistas foi o deputado federal Marcelo Castro, presidente do MDB no Piauí.   “Em primeiro lugar a coligação proporcional que isso é muito importante para o partido, é importante para a base, é importante para o governador. Porque a gente fazendo uma coligação só [o chapão] nós iremos fazer com a mesma quantidade de votos um deputado federal a mais e talvez dois a três deputados estaduais a mais. Essa razão que o PMDB defende: é bom para o MDB, é bom para todos os partidos e é bom para o governo. Porque se você perguntar governador Wellington Dias: você quer uma base com ‘x’ deputados federais ou com ‘x + 1’, com ‘x’ deputados estaduais ou com ‘x+3’? É claro que a resposta é óbvia. E em segundo o lugar, a vice. Então nós vamos analisar. Eu acho que não é conveniente a gente antecipar para não criar arestas. E amanhã [hoje] a gente vai uniformizar o nosso ponto de vista”, adiantou Marcelo, saindo do Palácio de Karnak.

Caso prospere a tese do rompimento, o MDB muda de lado e vai apoiar um dos adversários de WDias: o  deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Nunes (PSDB) uu o senador Elmano Ferrer (Podemos), que também é candidato a governador pela oposição.

O deputado estadual Dr. Pessoa (Solidariedade), que já estava em campanha, vai esperar a definição do MDB para decidir se mantém a candidatura ao Senado ou se busca o apoio do MDB de Themístocles para a disputar o Karnak.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: