Política

Themístocles vai descontar faltas dos salários de deputados

Ausência de deputados em plenário prejudica a aprovação de matérias

Quarta, 13/06/2018 às 16:06



Foto: Caio Bruno/Alepi Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí
Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

A sessão ordinária desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa, deveria ser deliberativa, mais durou apenas o tempo suficiente para a leitura da Ata da sessão anterior e para os pequenos avisos. Não havia quórum para votação das matérias em plenário. O fato irritou o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), que prometeu descontar as faltas dos parlamentares ausentes a partir da próxima sessão.

"As terças e quartas-feiras os deputados são obrigados a comparecerem ao plenário para votarmos. Para qualquer matéria é necessário pelo menos 16 deputados em plenário. Mas nas segundas e quintas-feiras, tem discursos e requerimentos que podem ser feitos [sem quórum]. Quando se vota projetos de lei é necessário um quórum qualificado. Na terça e quarta todos devem comparecer à Casa", avisou.

Themístocles Filho adiantou que as faltas serão descontadas a partir de agora. "A única alternativa que tenho é falta.  E eu não tomei essa decisão isolada. É uma decisão conjunta, com vários parlamentares", ressaltou o presidente após se reunir com outros deputados nesta quarta-feira e deliberar sobre o desconto das faltas nos contracheques dos ausentes.

O presidente argumenta que o fato de estarmos em ano eleitoral, com os deputados tendo que fazer o corpo-a-corpo comas lideranças e com os eleitores não deve ser desculpa para o não comparecimento às sessões, sobretudo Às terças e quartas-feiras.

"É perfeitamente normal, mas eu e todos aqui temos votos no interior. É perfeitamente possível que os parlamentares estejam terça e quarta na Assembleia. Basta chegar 10h30 na Assembleia. Vai para o plenário, vote as matérias e 13 horas já pode ir para onde quiser", sugeriu Themístocles Filho.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: