Themístocles considera retrocesso a extinção de zonas eleitorais

Presidente da Alepi pediu a manutenção das zonas eleitorais em 24 cidades do Piauí.


Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho

Presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho Foto: Paulo Pincel

Foi aprovado por unanimidade, durante a sessão plenária de quarta-feira (24), requerimento de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, para que seja encaminhado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, o pedido de suspensão da extinção de zonas eleitorais em 24 cidades do Piauí.

Das mais de 3 mil Zonas Eleitorais existentes no país, pelo menos 500 deixarão de existir ou serão transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e/ou de apoio logístico para as eleições.

A Resolução Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.422/2014, com a redação dada pela Resolução TSE nº 23.512/ 2017. O remanejamento ou de extinção de zonas eleitorais atinge municípios com menos de 10 mil eleitores, o que equivale a 148 das zonas eleitorais e aproximadamente 4,88% das 3.033 existentes no país

Pela Resolução, ficarão extintas as zonas eleitorais nas cidades de Nazaré do Piauí, Várzea Grande, Pimenteiras, Beneditinos, Eliseu Martins, Arraial, Conceição do Canindé, Guadalupe, Monte Alegre do Piauí, Socorro do Piauí, Jerumenha, Bertolínia, Ipiranga do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, São Gonçalo do Piauí, Aroazes, Cristalândia do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena, Francinópolis, Manoel Emídio, Landri Sales, Marcos Parente e Paes Landim.

Themístocles Filho pede que seja reavaliada a extinção das zonas eleitorais em 24 cidades do Piauí.  O presidente lembra que a Justiça Eleitoral tem alcançados avanços significativos desde os anos 40, prestando um serviço de excelência que é inclusive exportado tecnologia para outros países.

 “Essas conquistas não podem retroceder. Motivo pelo qual entendemos que a Resolução nº 23.51/2017 e Portaria nº 372/2017 vão causar um distanciamento do eleitora da Justiça Eleitoral, pois o cidadão, os diretórios dos partidos, ficarão mais distante do juiz e do promotor eleitoral, o que pode impactar negativamente na realização das eleições”, adverte Themístocles Filho.

O presidente cita o exemplo de cidades com menos de 10 mil eleitores, como Demerval Lobão, a 45 Km de Teresina. “Para se ter uma ideia, com a extinção da zona eleitoral de Demerval Lobão, os eleitores daquela cidade terão que se deslocar até Teresina para obter, por exemplo, a segunda via do seu título eleitoral”, reclamou o presidente, que pediu o teor do requerimento aprovado pelo Plenário fosse encaminhado aos presidentes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeito Gil Carlos Modesto) e das Assembleias Legislativas nos estados. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: