Política

Themístocles cobra expansão da UFPI

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), participou de

Sexta - 24/06/2016 às 14:06



Foto: Assessoria Audiência com ministro da Educação, Mendonça Filho
Audiência com ministro da Educação, Mendonça Filho
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), participou de duas audiência em Brasília, na quinta-feira (23). Com o ministro da Educação, Mendonça Filho, tratou da implantação dos campi da Universidade Federal nos municípios de Esperantina e Oeiras. No Ministério da Agricultura, solicitou do ministro Blairo Maggi a implantação do pólo empresarial de Esperantina.

Os projetos para a expansão da UFPI em Esperantina e Oeiras tramita no Ministério da Educação desde 2013. “Venho lutando há muito tempo por esta implantação, que vai proporcionar o ensino daqueles que vivem naquela região. O ministro da educação prometeu todo o apoio para a instalação dos campi em Esperantina e Oeiras, mas está aguardando o estudo técnico dos terrenos onde vão ser construídos e outras análises também", afirmou o presidente. "Nesse encontro tivemos novas instruções e orientações que serão cumpridas pela Universidade Federal. Estamos capitaneando as mudanças ", complementa o deputado Themístocles Filho.

"É um pleito importante. Estou há 30 dias no Ministério da Educação e estamos levando em consideração a demanda de toda base piauiense que chega aqui no ministério para que seja analisado tecnicamente e avançar para que este sonho possa se tornar realidade. Meu compromisso é fazer o encaminhamento esta solicitação para que tenhamos a base técnica e deliberação em curto espaço de tempo, porque foi uma orientação inclusive do presidente Michel Temer", disse o ministro da Educação,Mendonça Filho.

Themístocles Filho também negociou em Brasília a implantação do Pólo de Esperantina, que deverá beneficiar 13 municípios da região Norte do Piauí e mais seis municípios do Maranhão. O senador Elmano Ferrer, o deputado Luciano Nunes e o ex presidente da Funasa Henrique Pires também participaram desta audiência. "Com o Ministério da Agricultura ficou certo que a Caixa Econômica fará a medição e depois que chegar no ministério da agricultura automaticamente será resolvido o empasse", complementa Themísstocles Filho.

O ministro da Agricultura , Blairo Maggi, comentou a visita. "Recebi a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí com um pleito bastante antigo e, pelo que levantamos, é só uma questão de medição, não há problema com financeiro e não há problema com documentação. Assim que fizer a apresentação da medição haverá a liquidação deste processo. Como diz o presidente da Assembleia, é uma estrutura muito bonita e grandiosa que está sendo feita em Esperantina e eu espero que seja concluída para atender às pessoas nesta feira que também vai gerar emprego, renda e vai dá tranquilidade as pessoas da cidade", afirmou Maggi
 

Fonte: Alepi/Nayane Miranda

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: