Teste via USB consegue detectar HIV em 30 minutos

Um novo teste desenvolvido por pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, em parceria com a DNA Eletronics, consegue detectar o vírus HIV


HIV

HIV Foto: Sherry Ross

Um novo teste desenvolvido por pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, em parceria com a DNA Eletronics, consegue detectar o vírus HIV em minutos. A novidade usa um chip USB que se conecta ao computador e fornece o resultado em trinta minutos.

Como funciona?

O aparelho, que conta com um chip de celular, usa uma pequena gota de sangue que é introduzida no USB. Se há o vírus HIV na amostra, é detectada uma mudança de acidez, que se transforma em um sinal elétrico. O sinal é enviado para o USB, que produz o resultado em um programa no PC. Em testes, a precisão foi de 95% e o tempo médio de resultado foi de 20,8 minutos.

"Atualmente, o teste muitas vezes requer equipamento caro e complexo que pode levar alguns dias para produzir um resultado", explicou o doutor Graham Cook, cientista autor da pesquisa, ao DailyMail. Ele conta que a máquina que confirma os resultados tem o tamanho de uma copiadora grande. "Agora encolhemos para um USB", declara.

Os testes de HIV de rotina detectam a presença do vírus, mas não a quantidade na corrente sanguínea. Já a nova tecnologia consegue fazer as duas coisas. "O monitoramento de carga viral é crucial para o sucesso do tratamento do HIV", explica Cook.

O objetivo do projeto é permitir aos pacientes fazer o teste sozinhos, assim como os pacientes diabéticos medem o nível de glicose no sangue. O dispositivo pode ajudar pessoas que moram em regiões remotas, onde o acesso de médicos e equipamentos maiores é difícil, por exemplo. A novidade pode permitir também que os médicos monitorem se os pacientes estão tomando os medicamentos e a resistência do vírus a eles.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
HIV
Próxima notícia

Dê sua opinião: