Mundo

Terremoto de magnitude 6 atinge o México

Não há informações sobre vítimas e danos
Fonte: Noticias ao Minuto | Editor: Redação 19/02/2018 10:02
Terremoto TerremotoFoto: Istoé

Um terremoto de magnitude 6 na escala de Richter com epicentro no estado de Oaxaca, no sul do México, surpreendeu os mexicanos na madrugada desta segunda-feira (19). Na última sexta-feira (16), o país sofreu com um tremor de 7,2. O Serviço Sismológico Nacional informou através do Twitter que o terremoto foi registrado à 0h57 no hora local (03:57 em Brasília) tem epicentro localizado a 40 quilômetros a leste de Pinotepa Nacional e a 10 quilômetros de profundidade. O Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, informou que a Proteção Civil "ativou os protocolos e está em contato com as autoridades locais".

Na sexta-feira (16), o tremor de magnitude 7,2 na escala de Richter sacudiu o México e teve pelo menos 150 réplicas. O incidente não causou danos graves nem vítimas. Segundo informação do Serviço Sismológico Nacional, o tremor de magnitude 7,2 foi sentido às 17h39 locais (21h39 em Brasília) no centro e sul do país, e teve epicentro a 11 quilômetros a sul de Pinotepa Nacional, no estado de Oaxaca.

Uma hora depois, um novo abalo, de magnitude 5,9, teve epicentro a 14 quilômetros ao sul de Pinotepa Nacional. Às 20h30 locais, três horas após o primeiro tremor, havia notícia de 150 réplicas. O forte abalo de 7,2 fez com que os mexicanos revivessem as imagens dos edifícios destruídos e das pessoas soterradas nos escombros originados pelos terremotos de setembro de 2017, que fizeram 471 vítimas mortais, nos estados de México, Oaxaca, Guerrero, Chiapas, Morelos, Puebla e na capital do país. Com informações da Lusa.

Comentários

Matérias Relacionadas