Terminal do Bela Vista entra em operação experimental no final deste mês

Obra do terminal do Parque Piauí, o outro que servirá à população da zona sul, deverá ser concluído até dezembro


A população que reside na região do Bela Vista, zona sul de Teresina, passará a utilizar, de forma experimental, o terminal de integração localizado no bairro a partir do final deste mês de maio. A obra custou cerca de R$ 5 milhões e será o ponto de ligação entre as linhas alimentadoras e troncais de ônibus. 


"Esse é o início da operação do novo modelo para a população da zona sul. Esse novo modelo modifica a lógica do transporte coletivo e isso exige uma mudança de comportamento tanto por parte da Prefeitura como da população. Então, a entrada em funcionamento experimental vai possibilitar que possamos cumprir essas duas funções. Todas as linhas de ônibus que servem a região do Bela Vista, nos finais de semana e nos feriados, vão atuar na lógica do novo sistema: vai ter uma linha alimentadora saindo dos bairros mais distantes para o terminal e vai ter uma linha expressa saindo do terminal para o centro da cidade. Isso vai exigir modificações de comportamento não só dos passageiros, como a Prefeitura vai aprender e corrigir os possíveis erros na condução da operação desse novo modelo", explica o prefeito Firmino Filho, que visitou o terminal na manhã desta quinta-feira (04).


Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, esse período experimental ocorrerá pelo tempo necessário às adaptações e, assim como aconteceu na zona sudeste, a população será orientada por profissionais no local.


O terminal de integração do Bela Vista formará um conjunto do novo modelo de transporte público com os corredores e faixas exclusivas, as estações de passageiros, além do terminal de integração do Parque Piauí, cuja construção começou no início deste ano e deverá ser concluída em 12 meses. 


Este terminal está sendo erguido em um terreno na avenida Henry Wall de Carvalho, próximo ao Clube dos 100. A obra está na fase de construção de uma galeria para escoar a água da chuva. "Aqui temos um leito natural de águas. O que estamos fazendo é controlando ela, colocando em local fechado, uma galeria, para que possamos executar as obras do terminal de integração do Parque Piauí. A obra começou em janeiro e estamos tentando agilizar ao máximo junto à empresa responsável para terminarmos em dezembro", afirma Carlos Daniel. 


Assim que concluído, esse terminal também será entregue para que a população que mora no entorno do Parque Piauí possa passar por uma adaptação. "Até o final do ano nós teremos a conclusão do terminal do Parque Piauí e com os dois terminais poderemos ter todo o novo modelo em operação na zona sul como um todo. Os corredores já estão bem adiantados, tanto na Miguel Rosa, como na Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho", diz Firmino. 


Viaduto da Tabuleta


Outra obra que integrará esse sistema da zona sul é o viaduto que será construído no bairro Tabuleta, ligando a avenida Henry Wall de Carvalho à avenida Barão de Gurgueia. De acordo com o prefeito, esse viaduto deverá ser iniciado ainda este ano. 


"O viaduto da Tabuleta está em processo de fechamento do orçamento e devemos assinar até a próxima semana a autorização para a licitação, que deve durar cerca de dois meses e no aniversário da cidade deveremos assinar a ordem de serviço. Esse viaduto complementa o outro que está sendo construído pelo Governo do Estado no balão da Miguel Rosa, que a gente espera que seja concluído até o final do ano. O da Tabuleta é missão da Prefeitura, que é para melhorar o tráfego de veículos e a saída dos ônibus entre a Henry Wall de Carvalho e a Barão de Gurgueia", finaliza.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: