Terminal de integração do Parque Piauí será entregue em janeiro

Estações de passageiros e corredores exclusivos fazem parte do sistema que servirá ao transporte público


Terminal de Integração do Bela Vista

Terminal de Integração do Bela Vista Foto: Divulgação

O terminal de integração do Parque Piauí passará a ser utilizado pela população a partir de janeiro, inicialmente em caráter experimental. Assim como nos outros sete terminais, a população poderá contar com uma estrutura moderna, equipada com internet, circuito interno de tv com programação informativa e aparelhos para carregar celulares, por exemplo. 


Junto com as estações de passageiros e os corredores exclusivos para ônibus, os oito terminais estão sendo construídos pela Prefeitura para receberem os passageiros que sairão dos bairros com destino ao centro da cidade. Já foram inaugurados os terminais Livramento e Itararé, na zona sudeste, e o do Bela Vista, na zona sul.


A população já utiliza esses terminais de forma experimental para que possa se habituar ao novo modelo de transporte público e também para que a Prefeitura possa verificar possíveis problemas no sistema. A construção dos demais terminais, localizados nas zonas leste e norte, deverá ser concluída no final de 2018. 


Os ônibus das linhas alimentadoras sairão dos bairros com destino aos terminais de integração. Lá, os passageiros que seguirão com destino ao centro mudarão de coletivo e utilizarão os veículos que servirão às linhas troncais, em vias destinadas exclusivamente ao ônibus, diminuindo o tempo de viagem e conferindo mais conforto ao usuário, já que esses veículos serão equipados com ar condicionado. Aqueles que preferirem, poderão descer do coletivo nas estações de passageiros que estão sendo construídas ao longo dos corredores. 


Tanto os terminais quanto as estações de passageiros deverão ser administrados por uma empresa, através de uma Parceria Público Privada ou de concessão. A Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões está recebendo propostas de empresas e uma delas será escolhida para realizar um estudo sobre a melhor forma de administrar esses equipamentos públicos. 


Segundo a titular da secretaria, Monique Menezes, a ideia é que a empresa invista na manutenção e melhoria da prestação de serviço aos usuários. "A empresa realizará investimentos em modernização, como instalação de internet wifi, aparelhos carregadores de celular, circuito interno de tv com informativos e mais conforto. É um ganho de eficiência nos serviços prestados à população porque, ao invés da Prefeitura contratar uma empresa para fazer a limpeza, outra para manutenção dos aparelhos de ar condicionado, a empresa que vencer vai prestar todos esses serviços de forma eficiente e qualificada. A Prefeitura está executando esse planejamento para que, ao fim das obras previstas no Plano Diretor do Transporte, essa empresa já esteja escolhida, evitando que esses equipamentos sofram depredação", explica Monique Menezes. 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: