Educação

Termina prazo para envio de textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada busca reflexão sobre a produção textual, aproximando a pluralidade de conhecimento

Quinta - 31/08/2017 às 11:08



Foto: Stoodi Redação
Redação

Os diretores das escolas da rede municipal têm até quinta-feira (31) para enviarem os textos classificados na fase escolar para a II Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, direcionada para estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública. A organização é da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em sua segunda edição, a Olimpíada busca promover a reflexão sobre a produção textual, aproximando a pluralidade dos saberes piauienses. Os participantes concorrerão a medalhas ao produzirem poemas, crônicas e artigos de opinião sobre aspectos culturais de identidade do povo. Podem participar estudantes do ensino fundamental e EJA (6º, 7º, 8º, 9º anos), ensino médio, EJA e profissionalizante (1º, 2º e 3º anos). A competição é também uma oportunidade para testar e potencializar as habilidades na língua portuguesa.

A olimpíada aborda o tema “Retratos do nosso Povo” nas categorias poema, para estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental e EJA; crônica para os do 8º e 9º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio e profissionalizante; e artigo de opinião para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Medalhas de ouro, prata e bronze serão entregues aos participantes classificados.

Na primeira versão da Olimpíada, em 2016, seis das nove medalhas entregues foram para alunos da rede municipal. Este ano, o desafio é ainda maior, já que nesta edição 105 municípios piauienses estão participando. “Temos muitos talentos nas escolas públicas do Piauí, estudantes e professores dedicados que podem contribuir bastante nessa construção coletiva”, pontua o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, que garantiu a participação dos alunos da rede municipal de Teresina, incluindo a turma do Programa Cidade Olímpica Educacional.

Sobre os textos

O envio dos textos para a Comissão Municipal deve ser feito pelo representante da Comissão Escolar para o email criado e informado pelas Comissões Municipais. Já as Comissões Municipais terão até o dia 30/09 para enviarem os textos selecionados para a Comissão Estadual através do site da Olimpíada. Todos os trabalhos enviados serão analisados e o resultado final será divulgado em 30 de outubro, enquanto que a premiação acontecerá dia 01 de dezembro. 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Olimpíada, através dos telefones: 3216-3252 (SEDUC)/ 3213-7098 (PREX/UESPI) e do e-mail: olimpiadapiauiense@gmail.com.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: