Termina penúltimo período de defeso do caranguejo-uçá

termina defeso período caranguejo-uçá


O Festival do Caranguejo de Ilha Grande do Piauí começa nesta sexta-feira (11), com apresentações culturais, shows musicais, exposição de artesanato,

O Festival do Caranguejo de Ilha Grande do Piauí começa nesta sexta-feira (11), com apresentações culturais, shows musicais, exposição de artesanato, Foto: Arquivo

Terminou na segunda-feira (14), o penúltimo período de defeso do caranguejo-uçá na região do Delta do Parnaíba.

Neste ano, os catadores de caranguejo ficaram impedidos de fazer a captura do animal em alguns períodos entre janeiro e março.

Durante o período do defeso, ficam proibidas não apenas a pesca e comercialização do uçá, como também a manutenção em cativeiro, o transporte, o armazenamento e o beneficiamento do crustáceo.

A limitação se dá porque durante esta fase, machos e fêmeas ficam mais vulneráveis, uma vez que saem da toca para o acasalamento. Mais lentos se transformam em presa fácil.

A pesca do caranguejo-uçá no Brasil é realizada principalmente em áreas de mangues do Norte e do Nordeste. Sua produção é destinada ao consumo interno, principalmente nas cidades com grande fluxo turístico.

Confira os períodos de defeso do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba:
10 a 15 e 24 a 29 de janeiro;
09 a 14 e 23 a 28 de fevereiro;
09 a 14 e 24 a 29 de março.

Fonte: costanorte

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: