Política

Teresinenses ganharão 37 novas Unidades Básicas de Saúde

Unidades Básicas de Saúde Luís Lobão Fundação Municipal de Saúde Prefeito Teresina

Quarta - 10/07/2013 às 17:07



Foto: Paulo Pincel Prefeito Firmino Filho (PSDB)
Prefeito Firmino Filho (PSDB)
Os teresinenses passarão a contar com 37 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, que está em Brasília, juntamente com o prefeito Firmino Filho, participando de uma série de encontros nos Ministérios com representantes do Governo Federal.

Para a construção das UBS serão destinados recursos de aproximadamente R$24 milhões. O valor é semelhante ao que foi investido para a construção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), maior unidade de saúde do Estado.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luís Lobão, comemorou o anúncio e destacou que o atendimento de saúde dos teresinenses ganhará um reforço importante com as novas unidades, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família, antigo PSF. “São obras que chegarão em boa hora e será um reforço importante para a atenção básica, tanto em termos de resolutividade, quanto em humanização e atendimento”, comentou.

As UBS são alternativas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para reduzir a lotação das unidades de saúde em casos que podem ser resolvidos sem a necessidade de encaminhamentos para hospitais. Nelas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas médicas, curativos, tratamentos odontológicos, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais e ser atendido por profissionais dependendo do quadro que o paciente apresentar.

As UBS serão construídas em todas as regiões da cidade. O Presidente da FMS lembrou que a Prefeitura de Teresina tenta também viabilizar recursos para reforma de outras 17 Unidades Básicas e ampliação de outras seis UBS.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: