Teresina vacina mais de 96% dos cães e gatos contra a raiva

Esse percentual superou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde


Vacinação de animais em Teresina

Vacinação de animais em Teresina Foto: Ascom

Teresina atingiu mais de 96% de cobertura da vacinação contra a raiva em 2018. A campanha, que se encerrou no último sábado (01), imunizou um total de 136.274 cães e gatos, na zona urbana e na zona rural.

Durante a campanha foram imunizados 100.373 cães e 35.901 gatos nas zonas urbana e rural, o que resulta em 96,57% do total geral. Este número supera o do ano passado – que foi 94,47% - e está acima da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. “Os organismos internacionais e o Ministério da Saúde recomendam que a partir do momento que temos uma cobertura nacional acima de 80% a circulação do vírus canino na cidade e no município reduz significativamente”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

A campanha foi realizada em etapas, durante quatro sábados, que contemplaram as zonas urbana e rural – cada uma com diferentes metodologias de trabalho. “Na nossa avaliação o resultado foi satisfatório, em que mais uma vez Teresina acompanha a série histórica de boas coberturas vacinais”, avalia a gerente de Zoonoses.

Mesmo após o fim da campanha, a vacina continua disponível durante todo o ano na Gerência de Zoonoses da FMS, que funciona todos os dias das 8h às 17h na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro.

Raiva

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: