Geral

Teresina vacina contra raiva em 133 postos neste sábado

A abertura oficial da campanha acontece às 8h30, na Escola Dep. Joaquim Calado, no Satélite

Sexta - 02/11/2018 às 10:11



Foto: Reprodução/Google Vacinação de cães e gatos contra a raiva
Vacinação de cães e gatos contra a raiva

Um total de 133 postos de vacinação estarão abertos neste sábado (03) recebendo cães e gatos para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva, nas zonas Leste e Norte. A abertura oficial será na Escola Deputado Joaquim Calado, bairro Satélite, a partir das 8h30 da manhã.

Por questões de logística, a campanha foi dividida em duas etapas na zona urbana. A segunda, que contempla as zonas sudeste e sul, acontece no sábado seguinte (10). “A meta para 2018 é imunizar cerca de 140 mil cães e gatos nas zonas urbana e rural”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os postos estarão abertos até as 17h vacinando cães e gatos a partir dos três meses de idade.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida por humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

A única forma de prevenção da raiva é por meio da imunização. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, alerta Oriana Bezerra.

A gerente de Zoonoses dá algumas orientações para as pessoas que vão levar seus bichinhos de estimação para a vacina. “Pedimos que os animais sejam levados por pessoas com capacidade de contenção, especialmente se forem de médio de grande porte. Porque percebemos que muitas crianças e idosos levam os animais e eles não têm força física para segurar na hora da vacina”, esclarece ela.

Outra orientação é para que seja dada preferência aos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, explica Oriana Bezerra.

Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Confira os locais de vacinação!

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: