Brasil

Teresina reunirá cardiologistas brasileiros em evento sobre arritmias

teresina encontro cardiologistas arritmia

Terça - 30/07/2013 às 00:07



 A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) realizará, no dia 02 de agosto, no Metropolitan Hotel, em Teresina (PI), mais uma atividade do Programa de Educação Continuada (Precon). Destinado a médicos clínicos, cardiologistas, residentes e estudantes de medicina, o evento tem por objetivo aprimorar e disseminar conhecimentos para os especialistas em arritmia cardíaca, através da Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas.


O PreCon é mais uma oportunidade que a SOBRAC proporciona a médicos e profissionais da área da saúde para que se atualizem sobre as mais recentes novidades associadas às arritmias cardíacas e morte súbita.


Segundo o cardiologista piauiense membro da SOBRAC e coordenador local do evento Dr. Marcos Roberto Queiroz França, o tema central da Jornada de Arritmias Cardíacas será a abordagem das arritmias cardíacas mais frequentes, como taquicardias supraventriculares e fibrilação atrial, o papel da ablação por cateter, a ressincronização cardíaca no arsenal terapêutico e o emprego dos novos anticoagulantes na prática clínica.


Um dos temas em debate será a fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que afeta 2,5% da população mundial, o que equivale a cerca de 175 milhões de pessoas. Estima-se que até 10% das pessoas acima de 75 anos são acometidas pela fibrilação atrial. Com o envelhecimento da população, espera-se um crescimento expressivo da fibrilação atrial também no Brasil.


“A doença é caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração), sendo o tipo de arritmia cardíaca sustentada mais comum nas consultas clínicas”, diz o cardiologista Marcos Roberto Queiroz França.


Com o PreCon, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas quer repassar aos médicos, residentes e estudantes de medicina a importância destes alertas que devem ser aplicados diariamente no atendimento à população. Ou seja, a transmissão de conhecimento que deverá ser prática no atendimento à população, visando alertar sobre a importância dos exames preventivos e da prática de hábitos saudáveis, atitudes que ajudam no combate às arritmias e demais doenças cardiovasculares.



Saiba mais sobre Arritmias Cardíacas e Morte Súbita


Estima-se que mais de 300 mil pessoas sejam acometidas de morte súbita a cada ano no Brasil. A principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares, como a doença isquêmica do coração. As arritmias cardíacas respondem a 90% dos casos, conforme estudo encomendado pela SOBRAC e pelo DECA (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular), em 2009, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde. A incidência maior é para homens (60%), na proporção do universo das pessoas atingidas.


Acesse o site da SOBRAC e saiba mais sobre Arritmias Cardíacas e Morte Súbita: http://www.sobrac.org/publico-geral/?page_id=6



#Arritmiacardíaca



Desfibrilador, copa do mundo e olimpíadas:



Nos próximos anos, o Brasil será palco de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Aproveitando os eventos internacionais esportivos, a SOBRAC e seus profissionais querem, também, aproveitar para alertar as entidades públicas sobre a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho indispensável no socorro às vítimas de parada cardíaca, em locais público, principalmente, praças esportivas.



O DEA é obrigatório em locais com grande concentração de pessoas, como estádios de futebol, shows e eventos públicos, assim como em shoppings centers e academias de ginástica. A função do aparelho é auxiliar profissionais médicos e paramédicos no socorro às vitimas de parada cardíaca. As manobras de ressuscitação cardiopulmonar imediatas, acompanhadas do uso do desfibrilador, aumentam os índices de sucesso no atendimento imediato. É importante ser rápido, pois chances diminuem cerca de 10% a cada minuto de atraso.





Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas:



Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).



Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados às arritmias cardíacas, por meio de campanhas educativas.



Com sede na cidade de São Paulo, a Sociedade tem atuação nacional. Em 2006, criou o Programa de Educação Continuada (PreCon), ligado à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).



A SOBRAC realiza ainda, anualmente, o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, maior evento do gênero da América Latina, que reúne profissionais renomados do Brasil e do exterior. Este ano, o 30º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas será realizado entre 6 e 9 de novembro, na cidade de Natal (RN).



Além da campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA, a SOBRAC promove ainda atividades educacionais com os Cursos de Reciclagem em Eletrofisiologia Cardíaca e Ritmologia, além de publicações - livros e revistas -, e estudos científicos que ajudam a nortear e promover terapias para uma melhor conduta na área das arritmias cardíacas.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: