Saúde

Teresina registra primeiro caso da gripe H1N1

Uma adolescente de 13 anos está internada no HUT

Sexta - 20/04/2018 às 12:04



Foto: Reprodução/Google HUT
HUT

Teresina registrou o primeiro caso de Influenza A (H1N1). Uma adolescente de 13 anos está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) desde o dia 13 de abril. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Segundo a Sesapi, a garota tem comorbidade associada, pneumopatia crônica, e respira com ajuda de aparelho. O quadro clínico dela é estável.

De acordo com o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, e a paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1. Ele afirma também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal.

A doença 

A gripe H1N1, ou Influenza A, é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema é que a gripe H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte. 

Os principais sintomas são:  febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza, congestão nasal, náuseas e vômitos e diarreia.

Campanha de Vacinação


A Secretaria de Estado da Saúde inicia a partir do dia 23 de abril a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A Campanha acontece até 1º de junho de 2018 e o dia D é 12 de maio.  No Piauí, estimam-se vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.

Público a ser vacinado:

Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Povos indígenas;
Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais(como o caso da adolescente);
Professores das escolas públicas e privadas;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional. 

Fonte: SESAPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: