Cidade

Teresina recolheu 178 mil toneladas de lixo em 2017

Coleta é feita de segunda a sábado, em dias alternados e atende 95,47% do município

Quarta - 03/01/2018 às 15:01



Foto: 4.bp.blogspot.com/ Coleta de lixo
Coleta de lixo

A coleta domiciliar de Teresina é realizada de segunda a sábado, em dias alternados, e atende 95,47% do município. No período de janeiro a novembro deste ano, a Prefeitura de Teresina recolheu 178 mil toneladas de lixo domiciliar na capital, representando um investimento de R$ 25,6 milhões em limpeza urbana.

De acordo com a coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Lílian Guimarães, a equipe de limpeza pública de Teresina conta com mais de 1458 colaboradores e 30 carros são utilizados para a coleta domiciliar.

"Os caminhões realizam a coleta em cada zona da cidade em períodos pré-estabelecidos. É interessante que a população observe o horário e o dia da passagem do veículo e disponibilize seus resíduos com poucas horas de antecedência, evitando a ação de animais que podem espalhá-los e causar a proliferação de doenças. Conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a responsabilidade do munícipe com o lixo produzido só termina com a coleta, então, a gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada, que precisa da intervenção do município, mas também a contribuição de toda a população", ressalta Lílian Guimarães.

Caso haja alguma intercorrência com a limpeza urbana, o munícipe deve entrar em contato com a Semduh, presencialmente ou por telefone (3221-7050), ou buscar a Coordenação de Limpeza Pública (Celimp). Outro canal de relacionamento com a população é o aplicativo Colab.re. Por meio dele, pode-se enviar, por exemplo, fotos e denúncias de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, limpeza urbana e buracos em vias. A ferramenta tem como objetivo incentivar a participação da comunidade nas resoluções dos problemas urbanos.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: