Cidade

Teresina recebe ações de arborização através do projeto Teresina Mais Verde

Sexta - 13/07/2018 às 18:07



Foto: prefeitura.sp.gov.br Mudas de Planta
Mudas de Planta

A Coordenação de Arborização da Prefeitura de Teresina trabalha no sentido de tornar a cidade mais verde e com um clima mais agradável para os moradores, segundo afirma o coordenador de arborização municipal, Clóvis Freitas Júnior. O órgão apresentou relatório de atividades do mês de junho, onde constam plantio de árvores em avenidas, parques, praças e áreas verdes da cidade, além de distribuições e doações gerenciadas.

Segundo aponta o relatório, várias ações de arborização foram realizadas em Teresina, incluindo plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas no espaço de convivência da Universidade Federal do Piauí, distribuição de mudas no Tribunal de Justiça na Semana do Meio Ambiente e doações no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, além das distribuições gerenciadas pelo Caminhão do Verde em atividades como a Faxina nos Bairros, Teresina em Ação e Feira de Agricultura Familiar.

As doações gerenciadas pelos viveiros de mudas totalizaram 3.491 e as distribuições somaram 7.740 mudas. Clóvis explica que as doações gerenciadas são aquelas que acontecem nos viveiros municipais e as distribuições acontecem através de solicitações de associações, entidades, escolas, órgãos públicos ou durante ações. “Cada pessoa pode pegar até dez mudas de árvores nativas e frutífera nos viveiros”, explica o coordenador.

O relatório também aponta que a segunda etapa do projeto Teresina Mais Verde, realizado de janeiro de 2017 ao início de julho de 2018, totaliza 183.287 novas mudas inseridas na cidade. O somatório das duas etapas do projeto aponta que mais de 500 mil mudas já foram plantadas ou distribuídas em Teresina.

Entre as mudas plantadas e distribuídas estão ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa, caneleiro, jasmim laranja, acerola, goiaba, caju, manga e cereja, dentre outras.

Caminhão do Verde

O serviço de arborização em Teresina também acontece através da distribuição de mudas feita pelo Caminhão Verde e nos dois viveiros municipais: o primeiro localizado na Avenida Raul Lopes, próximo à ponte do bairro Primavera, na zona Norte, e o segundo na Avenida Duque de Caxias, no bairro Buenos Aires, também na zona Norte.

O Caminhão do Verde é um projeto que beneficia as pessoas que não têm como se deslocar até os viveiros municipais para pegar as mudas, fazendo as entregas nos bairros da cidade durante ações como a Faxina nos Bairros.

“O Caminhão ajuda na conscientização da população sobre o plantio de árvores, principalmente em uma cidade de altas temperaturas como a nossa”, afirma Clóvis.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: